• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/12/2003
Últimas Notícias

Alunos descobrem as emoções dos tempos da rádio-novela

A antiga rádio-novela está de volta no interior paulista. Pelo menos na cidade de Sales de Oliveira, onde alunos do 2o.B do Ensino Médio da E.E Capitão Getúlio Lima  adaptaram seus […]

A antiga rádio-novela está de volta no interior paulista. Pelo menos na cidade de Sales de Oliveira, onde alunos do 2o.B do Ensino Médio da E.E Capitão Getúlio Lima  adaptaram seus contos à linguagem do  rádio.

Seguiram assim o exemplo dos enredos que tanto emocionaram os ouvintes do país na década de 50, antes de Vida Alves e Walter Forster protagonizarem a primeira cena de beijo na TV. O trabalho dos jovens será integralmente apresentado em janeiro de 2004 na rádio Salense FM.

Os estudantes elaboraram as histórias e, depois, baseados em textos teatrais, inseriram nelas um toque dramático, utilizando inclusive o velho e criativo recurso da sonorização improvisada com instrumentos do dia-a-dia. Com isso conseguiram reproduzir em estúdio sons como o de passos, de trovões e da chuva.

As gravações já estão sendo realizadas e a empolgação tomou conta dos 40 alunos participantes. “Eles ficaram encantados com as possibilidades de comunicação que se abrem com os recursos do rádio”, disse a professora de Língua Portuguesa, Maria Antonieta Borges Gregorutti Pavanelo, coordenadora do programa.

A professora acredita que o projeto é importante para o aluno inteirar-se do seu potencial. “A divulgação no rádio torna o texto vivo. O aluno ouve as palavras que escreveu, conhece suas qualidades, que às vezes nem imaginava ter”, observou.

EUGENIO GOUSSINSKY