• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/09/2015
Pais e Alunos

Alunos desenvolvem projeto que ajuda na diminuição da violência em escola

Realizado desde 2011, iniciativa conta com oficinas e palestras sobre o assunto

“Conhecer para não julgar”. É com essa frase que alunos e a professora coordenadora Sheila Farias Costa definem o projeto “VAPJ – Violência? Ação Política da Juventude”, ação que acontece na E.E. República da Nicarágua, em São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Realizado desde 2011, a iniciativa partiu de uma ideia dos alunos do Ensino Médio da época de promover algo para diminuir a violência no bairro e escola. “Trabalhamos com rodas de conversa, oficinas, entre outros assuntos. Também trazemos especialistas para falar do assunto com os alunos. Fizemos cartazes e espalhamos pelo bairro, além de uma fan page na internet sobre o projeto”, afirma a professora.

Violência contra a mulher, racismo e xenofobia e homofobia são os três tópicos abordados pelo grupo de estudantes durante as atividades que, até hoje, acontecem semanalmente na unidade escolar. Participam alunos tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio.

Melhora no ambiente escolar

Desde a implementação do projeto, a unidade escolar detectou uma melhora considerável no ambiente escolar. Para isso, foram diversas ações com os temas em questão para atrair os alunos. Entre os que mais se destacam estão as rodas de conversa sobre xenofobia e racismo, além de palestras de prevenção da Aids.

“Os alunos começaram a respeitar mais a si mesmos, o colega e também os professores. Essa foi nossa grande conquista”, afirma a professora.

A iniciativa coordenada pela educadora fez tanto sucesso que é finalista do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). 

Sistema de Proteção Escolar

Para ajudar a diminuir a violência nas escolas paulistas, a Educação possui o Sistema de Proteção Escolar, programa que consolida um conjunto de ações, métodos e ferramentas que visam a disseminar e articular práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar e do patrimônio público. Conheça o programa.