• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 02/03/2019
Ensino Fundamental

Alunos desfilam em bloco de carnaval criado para homenagear galo famoso

Em 2009, o galo João ganhou manchetes dos jornais e TVs e inspirou um curta-metragem

Há 8 anos os alunos da escola Érico de Abreu Sodré, na Chácara Inglesa, realizam o tradicional Bloco do Galo João. O evento não foi batizado com esse nome à toa. Em 2008, a unidade de ensino abrigava um galinheiro e também uma horta, que faziam parte de um projeto pedagógico, onde os alunos ajudavam a alimentar e a cuidar dos animais e das plantas.

O galo João fazia parte desse projeto pedagógico, e ficou conhecido na vizinhança por adorar cantar, principalmente, durante a madrugada. Porém, em 2009, um vizinho da unidade resolveu reclamar da cantoria do animal. O galo João ficou famoso, atraiu a mídia, foi parar em várias manchetes de jornais, virou conto de livro infantil e chegou a inspirar um curta-metragem. Assim nasceu “João, o galo desregulado”, da autora Camila Carrossine, que também era vizinha do famoso galo João.

“Começou com uma brincadeira e acabou virando um evento que mundo gosta. A gente faz todo o ano. Realizamos uma volta no entorno da escola, as crianças saem fantasiadas”, explica Silvana Vairoletti, diretora da escola

Neste ano, a escola voltará a homenagear o bicho. Para sair no bloco, os estudantes ensaiaram marchinhas e vão usar fantasias e máscaras de carnaval confeccionadas durante as aulas.

“É muito legal porque isso é trabalhado em sala de aula. Trabalhamos as marchinhas, os instrumentos, confecção de fantasias e o aprendizado dos ritmos musicais”, fala José Manuel Almeida Braz, vice-diretor da unidade de ensino.

A folia aconteceu na última quarta-feira (27) que antecede o carnaval, às 11h. O trajeto a ser percorrido pelos foliões fica localizado no entorno da unidade de ensino e contará com um carro de som e apoio da ronda escolar.