• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/12/2013
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos da EJA lançam livro de poesias e ganham repercussão internacional

Relembre a história dos estudantes da E.E. Professor Alceu Guerner Gonzalez

“Quando eu resolvi voltar a estudar, achei que simplesmente ia terminar o segundo ano e ia acabar por aí. Mas aí o professor apareceu com essa iniciativa e acabou nos motivando a chegar aonde chegamos, que foi fazer parte de um livro, em que todos passaram a ser poetas”.

Nem Marcos Roberto dos Santos e nem os outros alunos da E.E. Professor Alceu Guerner Gonzalez imaginaram que ao se matricular no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) conseguiriam lançar um livro. Mas foi isso que aconteceu.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Tudo começou quando o professor Marcos Ota criou um projeto de Língua Portuguesa, cujo objetivo era estimular a produção de poesias de estudantes. No entanto, durante as etapas do projeto, ele notou que o envolvimento dos alunos ia além da produção textual.

“O livro traz um pouco da história de cada aluno de forma poética. Não tem como ler e não se envolver. É muito mágico acompanhar a evolução desses alunos e como passaram a usar a poesia no seu dia-a-dia. E o resultado disso está no livro “Minha essência virou poesia”, conta Marcos Ota.

Depois do sucesso das oficinas aplicadas pelo professor e do lançamento do livro, o educador já recebeu convites de outras escolas que querem passar por treinamento visando aplicar o projeto em suas unidades. Além de ganhar destaque localmente, a iniciativa também atraiu universidades portuguesas e espanholas, que querem que o educador relate a experiência.