quarta-feira, 03/11/2004

Alunos do Ensino Médio recebem CD-ROM sobre Direito Humanos

Mais de 2,7 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual serão beneficiados nesta quinta-feira, dia 4, com dois mil CD-ROMs sobre direitos humanos. A iniciativa, que é uma parceria […]

Mais de 2,7 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual serão beneficiados nesta quinta-feira, dia 4, com dois mil CD-ROMs sobre direitos humanos. A iniciativa, que é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Comissão de Recursos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), pretende fazer com que os professores utilizem os conteúdos em sala de aula.

O evento será realizado na EE Jacomo Stavale (Freguesia do Ó) e estarão presentes o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, a coordenadora de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo, Arlete Scotto, a coordenadora de Estudos e Normas Pedagogias, Sonia Silva e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, Maria Luiza Marcílio.

O objetivo do projeto é contribuir para a construção da cidadania e de valores maiores entre os alunos, itens tão necessários nos dias atuais. Cerca de 1,5 mil escolas com Ensino Médio irão receber os CDs, que constam documentos usados como base para a elaboração de políticas públicas, diretrizes e leis relacionadas aos direitos humanos em diversas nações.

Diversos textos sobre tratados e pactos, declarações universais e aspectos específicos dos direitos humanos estão disponíveis nos CDs, entre eles: direitos da Criança, da Mulher, do Índio, do Negro, do portador de deficiência, do amor à pátria, do refugiado, dentre muitos outros. Estão ainda selecionados documentos históricos anteriores à criação das Nações Unidas – como a Magna Carta de 1215, assinada pelo então rei da Inglaterra João Sem-Terra, e textos brasileiros, como a Lei Áurea, declarando “extinta a escravidão no Brasil” -até o maior documento de todos os tempos.

A Escola Estadual Jacomo Stavale fica na Rua Manoel Madruga, 205- Freguesia do Ó.

Paola Martins