terça-feira, 16/08/2011

Alunos do litoral e do interior ganham duas escolas com 1.320 novas vagas

As unidades escolares nos municípios de Cubatão e Jacareí representam investimento de R$ 11,7 milhões e vão atender a estudantes do Ensino Fundamental   Alunos das cidades de Cubatão, no litoral, […]

Alunos das cidades de Cubatão, no litoral, e de Jacareí, no interior, vão ganhar mais duas escolas, que tiveram um investimento de R$ 11,7 milhões do Governo do Estado e atenderão a 1.320 alunos do Ensino Fundamental. As duas unidades integram o Programa de Ação Cooperativa criado pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa, que estabelece um convênio entre o Estado e o município, visa à descentralização da gestão educacional, o fortalecimento da autonomia do poder municipal e o controle das atividades escolares pelas comunidades locais.  A ação tem por objetivo executar a construção, ampliação, adequação e reforma de edifícios escolares da rede pública nas cidades conveniadas.

No litoral, a nova unidade é a Escola Estadual Jardim Casqueiro, no município de Cubatão, na Baixada Santista, localizada na Rua 1, área institucional CDHU Q, sem número. A unidade tem 12 salas de aula e 24 classes com capacidade para atender a 840 alunos do Ensino Fundamental no período diurno. Para a construção da unidade, foram investidos R$ 7.501.320,06. A construção faz parte do programa Serra do Mar, por meio do qual o Governo do Estado promove o remanejamento da população de áreas de risco no litoral paulista.

A escola, concluída no dia 28 de junho, deu início às atividades no início deste semestre e recebe, provisoriamente, alunos de escolas municipais em reforma. Em 2012, será criada uma Unidade Municipal de Educação (UME), para ocupar definitivamente o prédio.

No interior, a nova unidade é a Escola Estadual Bairro Cidade Salvador/Jardim Marina, na cidade de Jacareí, situada à Rua Junqueira Freire, 140,  Jardim Santa Marina. Para a construção do prédio, que deve ser concluído até o fim deste mês, foram investidos R$ 4.346.828,74. A unidade possui oito salas de aula, com capacidade para 480 alunos, no período diurno, do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Os decretos da criação das unidades foram assinados pelo governador Geraldo Alckmin e publicados no “Diário Oficial” na última sexta-feira (12/08). A Secretaria da Educação adotará as providências necessárias para o funcionamento das escolas e designará o pessoal técnico e administrativo necessário para o seu funcionamento.