• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/08/2018
Agenda do secretário

Alunos do Via Rápido Emprego se formam em diferentes especialidades

Programa do Estado auxilia jovens e adultos a se profissionalizarem e ingressarem no mercado de trabalho

Nesta quarta-feira (15), alunos do Via Rápido Emprego da Paróquia São Francisco de Assis, na zona Leste da capital paulista, se formaram em diferentes habilidades.  A cerimônia contou com a presença de autoridades, que prestigiaram de perto a conquista da qualificação profissional de 192 formandos.

Entre os cursos envolvidos estão: Barbeiro, Cuidador de Idosos, Operador de Telemarketing, Panificação, Pedreiro – Assentador de Pisos e Azulejos e Técnicas de Tear. As aulas foram distribuídas em 20 dias com carga horária total de 100 horas.

“Incentivamos para que todos possam fazer cursos profissionalizantes como esses. Para ter uma boa oportunidade, o melhor caminho é estudar e ter conhecimento”, afirma Márcio França, governador do Estado de São Paulo, que acompanhou a formatura.

O Via Rápido Emprego é programa estadual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação que tem o Centro Paula Souza como parceiro. O principal objetivo é preparar a população a fim de aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda.

Ainda, o projeto é fundamental para reduzir os níveis de desemprego e subemprego, bem como contribuir para o desenvolvimento local e regional. Os cursos são voltados, dessa forma, para o trabalhador desempregado, com idade entre 16 e 60 anos, autônomos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Temos que trabalhar com os alunos da rede estadual de ensino para articular cursos para o segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Precisamos também fortalecer o ingresso desses jovens no mercado de trabalho, porque o emprego liberta e traz dignidade às pessoas”, complementa o secretário de Estado da Educação, João Cury.

Quem também contemplou a iniciativa foi a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza, Clara Magalhães. O órgão é o responsável por coordenar as ações.

“O Governo do Estado de São Paulo oferece a oportunidade da qualificação. Por isso, é importante se preparar para encarar (o mercado) do maior Estado do país. Isso torna pessoas mais entusiasmadas para empreender”, afirma.

Mais oportunidades no Estado

Os cursos do Via Rápido Emprego reconhecem as necessidades do mercado de trabalho e preparam os alunos para atuar em diversas áreas. Mais do que isso, eles são a oportunidade que muitas pessoas precisam para transformar suas vidas.

Como é o caso de Dona Maria José Ferreira da Silva, que já concluiu o curso de teatro. “Eu aproveitei muito, conheci novos colegas. Os professores são sensacionais e têm muita paciência para nos ensinar”, ressalta.

São histórias como a dela que incentivam o Estado a continuar ampliando essas oportunidades aos paulistas. Durante a cerimônia de formatura, o governador Márcio França também anunciou a abertura de novos cursos.

São eles: manutenção de motos (60 vagas), assistente contável (60 vagas), assistente de logística (60 vagas), bijuterias artesanais (30 vagas), encanador residencial (30 vagas), jardinagem (30 vagas), técnica de vendas (90 vagas) e vendedor de comércio varejista (30 vagas).