segunda-feira, 03/05/2010

Alunos dos CELs utilizarão jornal “El País” para aprender espanhol

O projeto “El País nas Escolas” é dirigido a alunos e professores dos CELs e tem como objetivo a utilização das notícias publicadas pelo diário como ferramenta pedagógica no aprendizado […]

Exemplares do diário espanhol “El País” serão utilizados nos CELs (Centros de Estudos de Línguas) da rede estadual de ensino como ferramenta pedagógica no aprendizado da língua espanhola. A proposta faz parte do projeto “El País nas Escolas”, que começa a ser implementado neste mês nos CELs de todo o Estado. No total, mais de 40 mil alunos inscritos para o curso de espanhol neste primeiro semestre de 2010 terão acesso à novidade.

“A utilização do jornal auxiliará no desenvolvimento da leitura e da escrita do idioma e também permitirá que os professores trabalhem com notícias atuais daquele país e de todo o mundo, o que acrescentará muito para nossos alunos culturalmente”, considera o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

A partir deste mês, às terças-feiras, os CELs de todo o Estado receberão exemplares do diário, referentes à edição do domingo anterior. A cada semana, serão entregues cerca de quatro mil exemplares, sendo um para cada 10 alunos. A aquisição dos jornais representa um investimento de R$ 690.336 por parte da Secretaria de Estado da Educação.

O projeto vai até novembro deste ano. Ao final, haverá um concurso, que contemplará todos os CELs do Estado. Para participar, os alunos deverão produzir um tablóide com notícias de sua região, em espanhol. O melhor trabalho será premiado com a publicação do material produzido.

CELs

Atualmente, a Secretaria mantém 96 Centros de Estudos de Línguas no Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 60 em cidades do interior. Em 2009, mais de 52 mil alunos estudaram nos CELs de todo o Estado, em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês. Em 2010 também foi inserido na grade dos CELs o curso de inglês.