segunda-feira, 22/11/2010

Alunos dos Centros de Línguas em São Vicente participam de evento sobre cultura francesa

O evento é bilíngüe e promovido pela Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo, com apoio do Consulado Geral da França; O objetivo é aproximar os estudantes […]

O objetivo é aproximar os estudantes da linguagem e cultura do País, por meio de livros, filmes e música;

Alunos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) das escolas estaduais Martim Afonso, em São Vicente, e Benedito Calixto, em Itanhaém, participam neste sábado (23/10) da 32º Jornada Linguística e Cultural realizada pela APFESP (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo), com apoio do Consulado Geral da França. O evento acontece na E.E. Martim Afonso e tem como proposta aproximar os estudantes da linguagem e cultura do País por meio de livros, filmes e música.

Nesta edição, o tema do encontro serão as histórias em quadrinhos (chamadas de Bande Dessinée) de TinTin, personagem muito conhecido na Bélgica e na França. Durante o evento, os alunos realizarão atividades variadas, como leitura, teatro e assistirão a um filme; no Brasil, “As Aventuras de TinTin” virou desenho animado.

A Secretaria de Estado da Educação e o Consulado Geral da França mantêm ainda parceria para realização conjunta de cursos de formação e especialização voltados aos professores de francês que lecionam nos CELs da rede estadual. Os cursos contemplam aspectos lingüísticos e metodológicos para o ensino do idioma e contam com apoio da Aliança Francesa e da Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo.

A parceria entre a Secretaria e o Consulado Francês vem desde a incorporação do idioma na grade dos CELs, em 1988. Atualmente, dos 98 CELs existentes em todo o Estado, 51 oferecem o ensino da língua francesa, sendo 11 deles na capital, 10 na Grande São Paulo e 30 no interior. No total, a rede conta 61 professores de francês e cerca de cinco mil alunos.

Evento: 32º Jornada Linguística e Cultural da APFESP

Dia: 23 de outubro (sábado)

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: E.E. Martim Afonso (Rua José Bonifácio, nº 102 – Centro – São Vicente)

Sobre os CELs

Atualmente, a Secretaria mantém 98 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 62 em cidades do interior. No total, são atendidos mais de 58 mil alunos nos em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs neste ano). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano (divido em dois semestres com total de 120 horas/aula), os demais cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres, totalizando um total de 480 horas/aula.