terça-feira, 24/05/2016
Boas Práticas

Alunos e professores da rede criam academia na escola com doações voluntárias

Iniciativa desestimula o sedentarismo e vai de encontro ao projeto de vida dos estudantes

Larissa Ribeiro Custódio do Nascimento,17, quer ser nutróloga e sua amiga Carolyne Carneiro dos Santos,17, dentista. Como elas descobriram isso? Na disciplina eletiva “Da Nutrição ao Fitness” oferecida pela “E.E Professora Dulce Ferreira Boarin”, na Zona Norte da capital. “A disciplina me direcionou para área que eu quero. Com as aulas, com a parte do sistema digestório, a parte da mastigação, eu me interessei por odontologia e é a área que eu quero atuar agora”, contou Carolyne.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Projeto Academia na Escola é uma iniciativa dos professores Silvia Cristina Bonifácio, que leciona na disciplina de educação física, e Marco Aurélio Rovira, que dá aula de matemática. No início, o objetivo do projeto era estimular e associar a prática de atividade física aos conceitos da Física e da Matemática, por meio de cálculos de IMC, gráficos comparativos entre peso e medidas corporais.

No primeiro semestre de 2016, no entanto, as aulas de educação física passaram a interagir com o tema nutrição. Agora, os alunos aprendem a ingerir nutrientes benéficos à saúde com o auxílio de uma pirâmide alimentar montada por eles mesmos.

Após uma campanha de doações, os professores transformaram um espaço vazio da quadra poliesportiva da escola em uma academia. O circuito foi montado com acessórios de doações voluntárias e da direção da escola. São bambolês, bicicletas ergométricas, halteres, cones e muitos outros equipamentos que tornam a atividade completa. Exercícios aeróbicos também foram incorporados ao circuito.

O aluno Alexandre Pereira da Silva,17, conta que as aulas foram importantes para elevar a sua autoestima. O aluno perdeu mais de cinco quilos no semestre anterior. “Eu escolhi essa disciplina porque eu estava muito acima do peso, aí eu comecei a fazer e comecei a emagrecer, aí eu fui diminuindo o peso e minha autoestima aumentou”, disse.

Aulas vão de encontro ao projeto de vida dos alunos

A escola faz parte do Programa de Ensino Integral, que agrega à grade curricular disciplinas eletivas. Os professores desenvolvem a disciplina e os alunos escolhem qual desejam participar.

Para a professora de biologia, Lucymar Cristina Costa Marçal Pinto, os resultados da eletiva são satisfatórios e vão além da diversão. “Eu costumo dizer que tem um bom resultado quando a gente chega ao final da eletiva e tem aluno que de repente descobriu o projeto de vida dele. Ele descobre que quer ser um nutricionista, quer ser um biólogo ou um professor de educação física”, disse.