terça-feira, 19/01/2021
Ensino Fundamental

Alunos e professores já podem se inscrever para a Olimpíada de História da Unicamp

Inscrições feitas até amanhã (20) terão 50% de desconto; taxa promocional é de 20 reais por equipe para escolas públicas

Alunos e professores podem se inscrever até amanhã (20), com 50% de desconto, na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A iniciativa foi tomada pela comissão organizadora para viabilizar a participação das escolas diante de dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus.

Durante este período, a taxa de inscrição (por equipe) para escolas públicas será de R$ 20,00 e R$ 40,00 para escolas particulares. As inscrições, sem desconto, seguirão até 23 de abril. As inscrições e podem ser feitas aqui.

A Olimpíada de História é aberta para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo país. Na última edição, em 2020, houve a participação de 69,8 mil inscritos de todos os estados brasileiros.

A professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, explica que a promoção foi criada visando atingir maior número de alunos e ampliar o acesso ao projeto. “Nós sabemos das dificuldades enfrentadas pelas escolas, por professores e alunos neste contexto de pandemia. No entanto, reunimos esforços para facilitar o acesso à ONHB, considerando que essa é uma importante ferramenta de ensino de História”, afirmou.

A 13ª edição terá início dia 3 de maio e segue até 12 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Até o momento, a tradicional fase presencial realizada na Unicamp será online, como em 2020. “Neste momento, não temos segurança sanitária para planejar uma final presencial com a reunião de mais de mil pessoas. Vamos acompanhar o desenrolar desta questão ao longo do ano”, explica Meneguello.

Sobre a Olimpíada de História

Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três alunos. A competição conta com seis fases online – com duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.