terça-feira, 05/12/2017
Ensino Fundamental

Alunos e professores podem participar de competição internacional de Física

O desafio é criar um instrumento educacional sobre partículas elementares; inscrições vão até 7 de dezembro

Os professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio podem participar da competição internacional de Física Particles4U. O desafio é criar um instrumento educacional mostrando como as partículas elementares estão presentes em nosso cotidiano. As inscrições vão até 7 de dezembro.

Para participar, preencha o formulário de registo informando uma descrição escrita da sua contribuição criativa, anexando imagens ou vídeos e todo o material que julgar relevante para a percepção e avaliação do projeto.

Os candidatos podem concorrer em duas categorias: Categoria Primária para alunos de até 12 anos de idade, e a Categoria Secundária para alunos com mais de 13 anos de idade, e seus respectivos professores. Serão aceitas inscrições individuais, em grupo, ou mesmo turmas.

São exemplos de instrumentos: objeto, protótipo, plano de aula, atividade, jogo, experimento ou até mesmo uma obra de arte. A única regra é usar a criatividade para criar algo divertido e inspirador, de cunho educacional e que passe a mensagem de que a ciência e a física das partículas são parte fundamental da vida.

Premiação

As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com a visita de um físico do Grupo Internacional de Divulgação da Física de Partículas, IPPOG – International Particle Pshysics Outreach Group, idealizadora da competição, para apresentação sobre Introdução à Física de Partículas; um presente especial da CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear; e certificado de reconhecimento. E para os professores das duas melhores equipes e alunos na categoria Ensino Médio será oferecido um detector de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador para medir raios cósmicos na sala de aula.

Para mais informações, acesse a página da competição.