segunda-feira, 03/08/2009

Alunos estaduais aprendem sobre a importância da água em exposição da USP

Estudantes da Diretoria de Ensino de Barretos saem da sala de aula para o Programa Cultura é Currículo A Diretoria de Ensino de Barretos pretende levar mais de 2.500 alunos […]

A Diretoria de Ensino de Barretos pretende levar mais de 2.500 alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 1ª e 2ª séries do ensino médio à exposição “Água: uma viagem no mundo do conhecimento”, entre 17 e 29 de agosto. Trata-se de uma iniciativa da Diretoria de Ensino Regional em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Museu Itinerante de Biociências da USP que já passou por 11 cidades e contabiliza um público de mais de 70 mil visitantes. Atualmente, ela está na cidade de Guairá, próxima a Barretos.

Dividida em cinco blocos, a exposição fala sobre a importância da água para o planeta, seu papel fundamental no desenvolvimento da civilização e sua importância para o desenvolvimento de tecnologias. O evento também aborda a necessidade do uso consciente da água. A monitoria ficará por conta de alguns colegas do ensino médio, da própria diretoria, que acompanham a exposição desde quando foi inaugurada em março.

Esta é a primeira vez que o Museu firma parceria com uma diretoria de ensino. Misturando ciência e arte, a exposição cria um diálogo agradável com seu público sobre a preservação ambiental tornando mais fácil o aprendizado.

Cultura é Currículo

Esta iniciativa faz parte do Programa Cultura é Currículo – Lugares de Aprender, que tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista a museus, centros especializados, institutos de arte e cultura e a parques como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo.

O programa proporciona aos alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual o contato direto com diferentes instituições e espaços culturais. Os alunos produzem trabalhos multidisciplinares possibilitando o desenvolvimento dos conteúdos curriculares por meio da visitação às instituições e espaços culturais.

Serviço:

Exposição “Água: uma viagem no mundo do conhecimento”.

Local: Orbis Clube, Avenida Orbis Clube, 197. Município de Guairá.

Data: 17 a 29 de agosto, sempre de terça-feira a sábado.

Horário: das 9h às 17h.

Entrada franca.