• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/03/2017
Pais e Alunos

Alunos estrangeiros da rede estadual visitam pela primeira vez a Pinacoteca

Ação é fruto de parceria entre as secretarias da Educação e da Cultura do Estado de São Paulo

Eles nasceram em outros países e estão há pouco tempo por aqui. Têm ainda aqueles que nunca conheceram por falta de oportunidade. Seja qual for o motivo, a partir desta segunda-feira (27), alunos estrangeiros da rede estadual visitarão pela primeira vez a Pinacoteca do Estado. A escola escolhida para iniciar o projeto foi a E. E. João Kopke, onde entre os matriculados estão bolivianos, chineses e angolanos. Até junho, outras unidades de ensino da capital devem passar pelo prédio da Luz.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Fundado em 1905, o museu é o mais antigo de São Paulo e reúne no acervo permanente cerca de 10 mil obras referências da arte brasileira dos séculos XIX e XX. A expectativa é que 1.300 estudantes, estrangeiros ou não, conheçam de perto pinturas, gravuras e esculturas. Todas as saídas serão acompanhadas por professores de Língua Portuguesa, História e Artes das escolas. A proposta é levar a experiência depois à sala de aula.

Para receber esse público, o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca prepara uma série de ações. A ideia é apresentar aos visitantes as peças de artes visuais, explicar os autores e as influências. Além das produções artísticas em exposição, os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre patrimônio e preservação dos espaços culturais.

Estudantes da América do Sul ainda são maioria

Em 2016, mais de 8,5 mil alunos nascidos fora do Brasil estavam matriculados em escolas da Secretaria da Educação de São Paulo. Entre as nacionalidades, a maioria é boliviana. Outros quatro da América do Sul também estão no ‘top 10’: Peru, Paraguai, Argentina e Colômbia. Angola é o país como mais representantes da África.