• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/08/2014
Pais e Alunos

Alunos fazem provas para diagnosticar dificuldades no aprendizado

Participam da avaliação estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

A partir desta segunda-feira (18), começa nas escolas estaduais a aplicação da Avaliação da Aprendizagem em Processo. O objetivo é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Neste ano, a prova será aplicada para um grupo maior de estudantes, que abrange alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Até o ano passado, o exame era direcionado para os alunos do 5º ano em diante.

A prova é composta por dez questões objetivas e dissertativas de matemática e dez questões de múltipla escolha de língua portuguesa. Os alunos terão o conhecimento avaliado nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, além de terem que produzir uma redação. Após a avaliação, será feito um mapeamento individual das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em cada ciclo. Assim, serão traçadas estratégias para diagnosticar os aspectos da aprendizagem daqueles que necessitam de atenção imediata.

Todos os professores que aplicarão a avaliação recebem um manual chamado “Comentários e Recomendações Pedagógicas” que auxilia no diagnóstico e vai ajudar a traçar estratégias para recuperação após o resultado de cada aluno.

A Avaliação de Aprendizagem em Processo é um mecanismos para apoiar professores e alunos em sala de aula. O objetivo não é dar nota para o desempenho nas provas, mas identificar a dificuldade para o acompanhamento de cada um dos estudantes, de acordo com a dificuldade que eles apresentarem.