Dois alunos da E.E. Almeida Prado, localizada no município de Iepê, foram contemplados com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após participarem da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Durante o ano de 2013, os estudantes do Ensino Médio desenvolveram um foguete usando como combustível vinagre e bicarbonato. O objetivo era fazer com que o objeto voasse o mais longe possível seguindo todas as regras de segurança obrigatórias para a participação da mostra. O bom desempenho no evento rendeu aos estudantes a oportunidade de estudar o assunto com mais profundidade.
“A bolsa vai ajudar a aprofundar os meus conhecimentos, desenvolver algumas habilidades, incentivar o meu aprimoramento e enriquecer o meu currículo. Uma experiência como essa dá motivação para estudar e aprofundar os conhecimentos”, conta um dos alunos contemplados com a bolsa, Brendon Dami.
O plano de estudos da bolsa de iniciação científica, com duração de sete meses, inclui estudo da história da evolução da corrida espacial, confecção de relatórios e desenvolvimento de foguetes que consigam ir a 100, 200 e 300 metros.
“Com essa oportunidade, estão desenvolvendo o gosto pela ciência, pelos estudos e pela pesquisa. É uma forma de incentivá-los a ler, experimentar mais e não ter medo. Além do mais, é importante que se sintam valorizados”, afirma a professora tutora dos alunos Brendon Dami e Rogério Carlos de Souza, Salete Battilani.