quarta-feira, 16/04/2014
Ensino Integral

Alunos ganham nova oportunidade para matrículas em cursos técnicos do Via Rápida

Ação oferece a alunos do Ensino Médio 13 opções de formação voltadas ao mercado de trabalho

O programa “Via Rápida – Educação Integral” está com um novo prazo para as inscrições de seus cursos profissionalizantes. O novo período de cadastro segue até o dia 22 de abril. Em todo o Estado, serão oferecidas 20 mil vagas.

– Faça aqui sua inscrição

Para se inscrever, o estudante deve possuir CPF e criar um nome de usuário e senha no sistema do Via Rápida. Após preencher os dados requeridos, como idade, endereço e número de contato, entre outros, é preciso selecionar o nível de graduação “Ensino Médio” e, em seguida, selecionar “cursando”. Com isso, irão aparecer as opções de cursos disponíveis. Após selecionar o curso desejado, o aluno receberá confirmação do cadastro e começará a receber as oportunidades. A previsão é de que as aulas comecem no ainda esse mês.

O projeto é atrelado ao Programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e oferece 13 opções de formação diferentes em áreas como “Cuidando de Idosos”, “Agentes de Turismo”, “Gestor de Projetos Sociais” e “Organizador de Eventos”. As aulas com o foco no mercado de trabalho estão com inscrições abertas para alunos da 3ª série do Ensino Médio e acontecerão depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No total, as vagas foram distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras – de 30 alunos em cada sala – disponíveis para o “Via Rápida”.

Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.

Alunos mais tempo na escola

Além do “Via Rápida – Educação Integral”, os diversos programas que ampliam a permanência dos alunos nas escolas da rede estadual somam em média de 250 mil alunos já contemplados.  Uma destas ações é o Novo Modelo de Ensino Integral, presente hoje em 182 escolas e com 55 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos.

O número atual é 11 vezes maior comparado aos 5 mil alunos participantes no início do programa em 2012. Estas unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e gratificação de 75% sobre o salário-base dos profissionais atuantes por causa da dedicação exclusiva.

Outro exemplo de jornada estendida é oferecida pelo Vence, programa que desde a criação já têm 65 mil matriculados. Nele, o estudante da rede acessa o Ensino Médio e, no horário oposto, cursos técnicos variados fornecidos por instituições conveniadas. Há ainda os 229 Centros de Estudos de Línguas (CELs) em que o aluno pode cursar até 7 idiomas diferentes: inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês, mandarim, francês. No ano passado, os centros chegaram a 68 mil participantes.