terça-feira, 13/08/2013
Imprensa

Alunos inscritos em cursos profissionalizantes já podem fazer matrícula na Baixada Santista

Programa Vence, da Secretaria da Educação, oferece dupla formação, regular e técnica, para 1,4 mil estudantes do Ensino Médio          Os alunos da rede estadual, inscritos para participar dos cursos profissionalizantes e gratuitos do Programa Vence, podem efetuar a matrícula a partir de hoje, 13 de agosto, no site www.vence.sp.gov.br. No total, a Secretaria da […]

Programa Vence, da Secretaria da Educação, oferece dupla formação, regular e técnica, para 1,4 mil estudantes do Ensino Médio

         Os alunos da rede estadual, inscritos para participar dos cursos profissionalizantes e gratuitos do Programa Vence, podem efetuar a matrícula a partir de hoje, 13 de agosto, no site www.vence.sp.gov.br. No total, a Secretaria da Educação do Estado oferece 20 mil oportunidades para os estudantes do Ensino Médio, sendo 1,4 mil da Baixada Santista terem formação simultânea nas modalidades regular e técnica. O prazo para os selecionados confirmarem a participação vai até as 23h59 do próximo sábado, dia 17. As aulas “duplas” para os matriculados começam em setembro.      

        Entre os dias 1º e 10 de agosto, foram recebidas 65 mil inscrições de alunos das escolas estaduais. As 1,4 mil vagas disponíveis no programa na região foram sorteadas entre os interessados, durante sessão pública e auditada, realizada na sede da Secretaria nesta segunda-feira, dia 12. Para o sorteio, foi levado em conta também o local de residência dos inscritos e as cidades onde as entidades conveniadas ao Vence oferecem os cursos profissionalizantes.

       

        Por meio do número de registro do aluno (RA), é possível verificar no endereço eletrônico a ordem na classificação. As oportunidades que não forem devidamente preenchidas no site até sábado serão disponibilizadas, na próxima semana, para outros estudantes já inscritos e que estão na lista de vagas excedentes.

       No Vence, ao mesmo tempo em que frequenta o Ensino Médio nas unidades de ensino da rede, o aluno faz – no horário oposto – o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições parcerias. Nesta fase do programa, a Secretaria investiu R$ 1,1 milhão para que entidades e as escolas estaduais promovam a articulação entre o Ensino Médio e a formação profissionalizante.

        “É mais uma oportunidade para os nossos estudantes adquirirem um diferencial no currículo e ampliarem as condições para conquistarem um emprego. Além da educação regular de qualidade, uma das principais demandas dos alunos desta faixa etária é a preparação eficiente para o mercado de trabalho”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

        O Vence foi implantado pela Secretaria em 2012 e, atualmente, 37 mil estudantes estão matriculados nas entidades conveniadas, distribuídas em 336 cidades. Com a ampliação das vagas do programa, neste segundo semestre de 2013 serão 57 mil alunos beneficiados com a dupla formação.