Formar leitores é o principal objetivo da equipe escolar da E.E. Sérgio Buarque de Holanda, localizada no centro de Diadema. Dessa forma, foi criado um trabalho, consistente e permanente, de empréstimo de livros envolvendo todas as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para que possam ler em casa, sozinhos ou com a família.
Cada aluno possui uma carteirinha para anotação do seu histórico de leitura, o que facilita o empréstimo das obras que ocorre semanalmente. Para incorporar ao cotidiano da escola o hábito da leitura, foi determinado um horário para cada turma ter acesso à sala de leitura. Há uma separação prévia dos livros mais adequados por faixa etária com títulos e gêneros diversos.
E para reforçar ainda mais o conteúdo dado em sala de aula, os estudantes retiram obras relacionadas ao conteúdo aplicado no programa Ler e Escrever. Essa ação reflete na qualidade do trabalho pedagógico, favorecendo o desenvolvimento das competências de cada aluno.
“Leitura é tudo. O projeto permite que os alunos entendam que é importante ter um dia especial para a leitura e que podem relaxar com esse hábito. E isso vai estimular também a autonomia de cada um”, fala a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP), Viviane Oliveira.
“Depois da leitura dos livros acontecem rodas de leitura, indicação literária e os alunos expõem para a turma o que aprendeu para explorar a oralidade”, completa.
Sala de Leitura
A Educação oferece aos alunos e professores de todo o País as Salas de Leitura, programa voltado para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Nesse espaço, coordenado pelos professores, os estudantes têm acesso a um arquivo diversificado e atualizado de livros, jornais, revistas e DVDs para aprimorar a leitura.
Confira a página exclusiva voltada para a Sala de Leitura, que reúne informações sobre o número de alunos atendidos pelo projeto, escolas participantes, além de notícias e vídeos relacionados ao assunto.