sexta-feira, 22/12/2017
A2img/Mastrangelo Reino
A Escola Que Queremos

#Natal: alunos inovam projeto de coral natalino com novos ritmos

Antigamente o evento recebia o nome da Cantata de Natal, agora é Silva Palooza e diversos gêneros compõem o repertório

Dentro da cultura cristã, o Natal é uma data comemorativa que representa o nascimento de Jesus. Mas, essa é uma data também que simboliza o fim de um ciclo. Quando chega o natal significa que o ano está muito próximo do seu fim, e que as pessoas esperam ansiosas por mais 12 meses cheios de surpresas e desafios. Existem muitas formas de comemorar o Natal, e na E.E. Silva Jardim os alunos e os professores criaram uma cantata, com um coral e muitos instrumentistas.

Há 14 anos finalizando as tarefas da unidade, a cantata, que antes era um momento separado apenas para músicas natalinas, passou a ter em seu repertório canções de diversos gêneros. A mudança chegou quando o professor de música Anderson Ademir Rodrigues e a direção da escola deixaram com que os alunos tivessem mais autonomia na hora de montar o repertório. Depois de infinitas ideias, decidiram rebatizar a cantata de Silva Palooza, em alusão a um dos festivais de música mais conhecidos do mundo, “mas fazemos questão de manter o espírito natalino no evento, e algumas canções de Natal”, explica o professor.

“Pedagogicamente, esses ensaios, e depois essas apresentações, fazem com que eles [os alunos] se sintam melhor dentro da própria personalidade e também dentro de sala de aula. Eles se tornam mais competentes, eles se tornam bastante responsáveis e muito educados”, enfatiza a vice-diretora da E.E. Silva Jardim, Rosangela Soares.

Os alunos têm aula de música durante o ano inteiro e, no segundo semestre, começam os ensaios para a apresentação de fim de ano. Em 2017, a cantata Silva Palooza aconteceu na noite de 8 de dezembro e reuniu diversos amigos e familiares dos artistas alunos.