• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/07/2015
Pais e Alunos

Alunos podem criar ‘laboratórios de experiências’ em casa com vídeos da Educação

Conteúdo faz parte da série "Faça você mesmo" que reúne sugestões de jogos, artesanato, entre outros

Os professores da rede estadual de ensino resolveram contar em vídeo as atividades que mais fazem sucesso em sala de aula e que podem ser repetidas em casa. O projeto chamado “Faça Você Mesmo” reúne mais de 20 opções para crianças e jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

São jogos, instrumentos musicais, dobraduras, além de experimentos com base nos exercícios de Química e Física. As dicas escolhidas para a série dialogam com currículo adotado nas 5 mil escolas da Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para ter acesso, basta o interessado entrar na playlist “Faça Você Mesmo”, localizada no canal da Educação no Youtube. Todos os vídeos incluem um passo a passo.

Acesse a playlist “Faça Você Mesmo”.

Em geral, são utilizados materiais recicláveis e de fácil manuseio para alunos de todas as idades. A ideia é que os estudantes produzam os próprios inventos e compartilhem com a família e amigos. Veja alguns exemplos abaixo:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

– Geleca

O professor Átila Soares, da EE Helena de Campos Camargo, mostra como produzir uma “meleca divertida” com ingredientes como cola, tinta e água. Veja aqui.

– Estrela Ninja

A professora Vanessa Azevedo ensina, com dobraduras de papel, a fazer uma Estrela Shuriken. Veja aqui.

– Faça uma festa

A professora Claudia Inácio Freire Silva ensina como fazer chocalhos, máscaras e colares havaianos para produzir um baile de máscaras ou um carnaval fora de época. Veja aqui.


Ensino Fundamental – Anos Finais

– Brinquedos de garrafa pet

A professora Lúcia Pantaleonni ensina como criar um “Pega Bolinha” com duas garrafas pet, tesoura, jornal e fita. Veja aqui.

– Quebra Cabeça

A professora Vanessa Azevedo ensina a fazer um quebra cabeça utilizando palitos de sorvete, tesoura, cola e uma figura. Veja aqui.

– Peteca Sustentável

A professora Lúcia Pantaleonni ensina a fazer uma peteca com produtos recicláveis para as crianças praticarem atividades físicas diferenciadas nos momentos de lazer. Veja aqui.

– Líquido diferente

O professor Helder Clementino, ensina a criar um “líquido misterioso” que quando é tocado de maneira rápida e forte ele se torna sólido, porém quando manuseado de maneira delicada ele volta a ser um líquido. Veja aqui.


Ensino Médio

– Projetor de imagens

O professor Helder Clementino, da EE Ryoiti Yassuda, ensina a fazer um projetor com uma caixa de sapato, lupa, papel cartão e de seda. Veja aqui.

– Reforçando o conteúdo de química brincando

A professora Jucinéia Rocha Santos mostra que química não é tão complexo quanto parece. Acompanhe a explicação sobre gases e densidade no “balé da naftalina”. Veja aqui.

– Mudança de cores

O professor Edson, da EE Ryoiti Yassuda, ensina sobre reações químicas, liberação de gases e mudança de cor utilizando líquidos que os alunos tem (e podem reproduzir) em casa. Veja aqui.