Os professores da rede estadual de ensino resolveram contar em vídeo as atividades que mais fazem sucesso em sala de aula e que podem ser repetidas em casa. O projeto chamado “Faça Você Mesmo” reúne mais de 20 opções para crianças e jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
São jogos, instrumentos musicais, dobraduras, além de experimentos com base nos exercícios de Química e Física. As dicas escolhidas para a série dialogam com currículo adotado nas 5 mil escolas da Educação.
Para ter acesso, basta o interessado entrar na playlist “Faça Você Mesmo”, localizada no canal da Educação no Youtube. Todos os vídeos incluem um passo a passo.
Acesse a playlist “Faça Você Mesmo”.
Em geral, são utilizados materiais recicláveis e de fácil manuseio para alunos de todas as idades. A ideia é que os estudantes produzam os próprios inventos e compartilhem com a família e amigos. Veja alguns exemplos abaixo:
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
– Geleca
O professor Átila Soares, da EE Helena de Campos Camargo, mostra como produzir uma “meleca divertida” com ingredientes como cola, tinta e água. Veja aqui.
– Estrela Ninja
A professora Vanessa Azevedo ensina, com dobraduras de papel, a fazer uma Estrela Shuriken. Veja aqui.
– Faça uma festa
A professora Claudia Inácio Freire Silva ensina como fazer chocalhos, máscaras e colares havaianos para produzir um baile de máscaras ou um carnaval fora de época. Veja aqui.
Ensino Fundamental – Anos Finais
– Brinquedos de garrafa pet
A professora Lúcia Pantaleonni ensina como criar um “Pega Bolinha” com duas garrafas pet, tesoura, jornal e fita. Veja aqui.
– Quebra Cabeça
A professora Vanessa Azevedo ensina a fazer um quebra cabeça utilizando palitos de sorvete, tesoura, cola e uma figura. Veja aqui.
– Peteca Sustentável
A professora Lúcia Pantaleonni ensina a fazer uma peteca com produtos recicláveis para as crianças praticarem atividades físicas diferenciadas nos momentos de lazer. Veja aqui.
– Líquido diferente
O professor Helder Clementino, ensina a criar um “líquido misterioso” que quando é tocado de maneira rápida e forte ele se torna sólido, porém quando manuseado de maneira delicada ele volta a ser um líquido. Veja aqui.
Ensino Médio
– Projetor de imagens
O professor Helder Clementino, da EE Ryoiti Yassuda, ensina a fazer um projetor com uma caixa de sapato, lupa, papel cartão e de seda. Veja aqui.
– Reforçando o conteúdo de química brincando
A professora Jucinéia Rocha Santos mostra que química não é tão complexo quanto parece. Acompanhe a explicação sobre gases e densidade no “balé da naftalina”. Veja aqui.
– Mudança de cores
O professor Edson, da EE Ryoiti Yassuda, ensina sobre reações químicas, liberação de gases e mudança de cor utilizando líquidos que os alunos tem (e podem reproduzir) em casa. Veja aqui.