A Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes acaba de fechar uma parceria com os Correios para a emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) diretamente nas escolas estaduais. A ação é válida para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Estudantes de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis, que estiverem interessados devem preencher o formulário, disponível na escola, e entregá-lo na diretoria da unidade de ensino com a taxa de emissão de documento de R$ 5,70. No caso dos alunos menores de idade, os pais devem fazer o cadastro. Os protocolos serão retirados por um carteiro designado que, após a emissão dos números de CPF, retornará às escolas, onde haverá a redistribuição.
O projeto será permanente e foi firmado por conta da necessidade da apresentação desse documento em abertura de cadastro e inscrições, como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A diretoria detectou que alguns alunos deixavam de prestar a prova por conta da falta do CPF.
Sobre o documento
O Cadastro de Pessoa Física é o documento que identifica o contribuinte perante a Receita Federal. Ele contém um número identificador que não muda. Não é obrigatório portar o cartão, mas o número do CPF é exigido em várias situações, como operações financeiras, universidades e demais cadastros.
*Atualizada em 21/07/2015 às 11h40