terça-feira, 30/09/2008
Últimas Notícias

Alunos que perderam matrícula antecipada para 1ª a 8ª ainda podem se inscrever

425 mil crianças já garantem vaga, segundo Secretaria de Estado da Educação A Secretaria de Estado da Educação e as 645 cidades paulistas encerraram nesta segunda-feira, 29 de setembro, o processo de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série). Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar: basta procurar qualquer escola […]

425 mil crianças já garantem vaga, segundo Secretaria de Estado da Educação

A Secretaria de Estado da Educação e as 645 cidades paulistas encerraram nesta segunda-feira, 29 de setembro, o processo de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série). Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar: basta procurar qualquer escola e pedir a inscrição.

Cerca de 425 mil crianças já garantiram vaga, de acordo com balanço prévio da Secretaria de Estado da Educação. Quem procurar as escolas a partir desta terça-feira, 30 de setembro, não entrará no grupo dos já inscritos – por isso os alunos poderão ficar em escolas mais longe de casa, por exemplo. Nenhuma criança corre o risco de ficar sem escola em São Paulo.

No processo de matrícula (antecipada ou não), os pais ou responsáveis de crianças que estão fora da rede pública de ensino devem se dirigir a qualquer escola pública estadual ou municipal (ensino fundamental ou médio) para inscrever os alunos. Aqueles que já estão em rede pública têm matrícula automática. Além de facilitar as inscrições, a matrícula antecipada tem o objetivo de auxiliar a Secretaria no planejamento para atendimento de toda a demanda da rede para o próximo ano letivo.

A matrícula é válida para qualquer criança ou adolescente a partir de 6 anos, que cursa o ensino infantil ou que está fora das redes estaduais e municipais. A partir dos 15 anos os interessados podem se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltada ao ensino fundamental.

Para que as informações sejam precisas é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de endereço. De outubro a novembro deste ano serão organizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além de efetivada cada matrícula.

As relações com os nomes de todos os alunos de 1 a série que participaram da matrícula antecipada serão divulgadas nas escolas públicas a partir de novembro . Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2008, ou para os que não freqüentaram escola em 2008.

No momento da matrícula o registro dos alunos será on-line no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com a emissão automática de comprovante. Para o caso de problemas de conexão será preenchida uma ficha cadastral, posteriormente incluída no sistema.