• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/07/2014
Últimas Notícias

Alunos quilombolas farão cadastro inédita na matrícula antecipada

Levantamento vai possibilitar que estas escolas ampliem as atividades pedagógicas

Pela primeira vez a Secretaria da Educação vai cadastrar alunos quilombolas no ato da matrícula. O cadastro visa identificar crianças e adolescentes quilombolas que estudam nas unidades escolares paulista e com isso aperfeiçoar as atividades pedagógicas voltadas a essas escolas.

O cadastro antecipado para o Ensino Fundamental acontece até o dia 15 de agosto. Para os alunos que já fazem parte da rede estadual de ensino, o cadastro também deve ser realizado.

Vale ressaltar que esta novidade faz parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Inclusão Educacional, órgão responsável pelas políticas inclusivas de educação em São Paulo. Ainda como parte das atividades, o Núcleo promoverá no próximo mês a capacitação das 91 diretorias regionais de ensino do Estado sobre a Educação Escolar Quilombola.

A maioria das comunidades quilombolas está na região do Vale do Ribeira em São Paulo, outras comunidades estão localizadas no Litoral Norte, na região de Sorocaba e no município de Itapeva. A rede estadual possui hoje duas escolas exclusivamente quilombolas, em Eldorado e Itaoca, com um total de 240 alunos matriculados.