• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/08/2004
Últimas Notícias

Alunos recebem certificados do curso de Ensino Fundamental do PAI

“Estou começando uma vida nova”. Foi assim que a doméstica Rosineide e Jesus Santos, de 31 anos, comemorou sua diplomação no curso de Ensino Fundamental do Programa de Alfabetização e […]

“Estou começando uma vida nova”. Foi assim que a doméstica Rosineide e Jesus Santos, de 31 anos, comemorou sua diplomação no curso de Ensino Fundamental do Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI), uma parceria da do Instituto Tecnológico Diocesano (ITD) – da Diocese de Santo Amaro – com a Secretaria Estadual de Educação (SEE). Rosineide recebeu o certificado em nome dos 280 colegas que concluíram o curso, em junho último.

A cerimônia de entrega simbólica dos certificados ocorreu no sábado, dia 21, durante a missa celebrada pelo padre Marcelo Rossi e o bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo, no Santuário do Terço Bizantino, em Interlagos (Zona Sul). O grupo de 28 alunos diplomados faz parte dos 7.000 que estão fazendo o curso de alfabetização para adultos promovido pela SEE e o ITD.

Baiana de Salvador e morando há 20 anos em São Paulo, Rosineide comemorava o fato de que a partir de agora vai poder escrever cartas para todos os seus familiares. “A Secretaria de Educação e o ITD estão abrindo novos horizontes para mim. Não dá nem para descrever a emoção que estou sentindo”, disse a doméstica.

O secretário Gabriel Chalita e as professoras Sônia Maria Silva, Coordenadora de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), da Secretaria de Educação, a professora Huguete Faria, coordenadora do PAI, e a professora Ivone Capuano, vice-presidente do Conselho de administração do CIEE participaram da cerimônia. “É um motivo de orgulho fazer com que as pessoas possam ler e escrever”, disse o secretário.

Quem também estava emocionada era Abenilde Santana da Silva Chaves, coordenadora da turma que se formou. “É gratificante poder alfabetizar um adulto”, disse Abenilde, que começou a estudar aos 17 anos, no extinto Mobral, e hoje está cursando faculdade. “Eu mesma fui alfabetizada tarde e sei como é emocionante poder ler e entender um texto”, concluiu a coordenadora.

O convênio entre a SEE e o ITD foi assinado em 2002 e vai até o final de 2005. A meta do programa é alfabetizar 21 mil alunos. Somente no segundo semestre deste ano, a SEE vai investir R$ 664.038,64 no PAI. Para o ano que vem, a previsão de investimento é de R$ 996.058,00.