• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/05/2020
Boas Práticas

Alunos recebem orientações online para cuidado com a saúde emocional e mental em São Carlos

Professoras da rede estadual iniciaram, de forma online, um trabalho para melhorar a saúde mental dos alunos

No ano passado, Rosana Macedo Venanzi, professora de Educação Física e Isabel Cristina Santana Kakuda, de Biologia, da Escola de Período Integral Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, criaram uma disciplina eletiva chamada ‘Ser Felicidade’, com o propósito de trabalhar a saúde emocional dos alunos. Com a suspensão das aulas presenciais, as duas docentes decidiram iniciar este trabalho de forma virtual, para que os estudantes continuassem cuidando das questões emocionais em casa.

“Nós começamos a observar alguns alunos em situação de tristeza e desânimo e nos preocupamos em melhorar a qualidade de vida deles, além de trazer um pouco de conforto. Enquanto a professora de educação física trabalhava em sala de aula a importância da atividade física e a contribuição do exercício para o cuidado mental, com aulas de relaxamento e alongamento, eu e a Isabel conversamos e decidimos iniciar este trabalho à distância, de forma online”, comenta Rosana.

A professora Isabel comenta que, em dias normais, no início da aula, quando percebia que a turma estava agitada, realizava uma meditação de 5 minutos antes de começar. “Eu gravei um vídeo de acolhimento neste sentido de boas vindas, para incentivar os alunos a fazerem uma meditação quando se sentissem ansiosos e angustiados. Algumas pessoas que já se habituaram com a meditação acabam me procurando no Whatsapp para conversar. A gente sabe da angústia que é ficar em casa, sem ver os colegas, e ter que realizar as atividades sozinhos. A iniciativa foi pensada como forma de fazer com que eles também prestassem atenção em si mesmos”, comenta.

Todos os vídeos estão disponíveis na página da escola no Facebook, chamada Diário do Tião.