• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/12/2003
Últimas Notícias

Alunos recebem prêmio “Saúde Bucal”

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, realizou hoje, 19 de dezembro, a entrega dos prêmios do Concurso “Saúde Bucal” para 25 alunos e professores da rede estadual. […]

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, realizou hoje, 19 de dezembro, a entrega dos prêmios do Concurso “Saúde Bucal” para 25 alunos e professores da rede estadual. O concurso foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), teve início em agosto deste ano mobilizando 3 milhões de alunos de 1ª a 8ª séries, 215 mil professores e 4.086 dentistas voluntários. Mais de 5 milhões de trabalhos foram inscritos, com o objetivo de conscientizar os estudantes da importância da higiene bucal para a higiene geral do corpo.

O Secretário Gabriel Chalita ressaltou a importância da mudança de hábitos por meio da educação e também o alcance de projetos como esse, pois atigem não somente os alunos, mas também seus familiares.

A aluna de oito anos, Paloma Cachiolli, estudante da 1ª série da Escola Estadual Dr. Teófilo de Andrade, de São José da Boa Vista, foi a vencedora na categoria de 1ª e 2ª séries sobre “A importância do Sorriso” através de um desenho. O trabalho realizado nesta escola contou com o apoio da dentista Dra. Regina Helena Milan Lise Nogueira, que realizou palestras sobre a higiene bucal para os alunos. Além de assistirem a um vídeo criado pelo Crosp, as crianças contaram com os ensinamentos da professora Rita de Cássia Alvarez Almeida Silva. Ela conta que conversava com os alunos em sala de aula sobre a importância da escovação dos dentes e da conscientização da família e também incentivava os alunos a trocarem os doces por frutas. “Não é proibido mas sempre que comer um doce tem que escovar os dentes”, era o que a professora explicava para os pequeninos.

Zildete Alves Gotinho, mãe do aluno José Roberto Damaceno, estudante da 1ª série da EE Camilo Castelo Branco, da Diretoria de Ensino Leste 3, chorou ao receber o prêmio do filho. A família passa por dificuldades e além da ajuda financeira, para ela também foi motivo de muito orgulho o prêmio de 3º lugar recebido pelo filho.

Foram realizados trabalhos de desenhos e colagens, textos dissertativos e narrativos e também trabalho em braille. Os alunos receberam como prêmio um cheque doado pela Fundação Bradesco, que variava de R$ 2.200 reais à 1.200,00, de acordo com a colocação do aluno. Os professores que orientaram os trabalhos dos alunos vencedores também receberam o prêmio.

Cristiane Agonio