segunda-feira, 15/02/2016
Pais e Alunos

Volta às aulas: 3,7 milhões de alunos retornam às escolas nesta segunda (15)

Com diversas ferramentas, os estudantes poderão aliar diversão com tecnologia neste ano letivo

Nesta segunda-feira (15), 3,7 milhões de alunos retomam as aulas nas 5 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Os estudantes poderão contar durante o ano letivo com diversas ferramentas de estudos, aliando a tecnologia com jogos educativos.

Como o Currículo+, ferramenta que proporciona aos estudantes mais de 980 opções de jogos classificados por ciclo e disciplina. E ainda mais de 3 mil objetos digitais sugeridos e testados por professores da rede. Aqui o aluno pode estudar se divertindo ou até aprendendo um novo idioma. Clique aqui e aproveite.

Os estudantes também podem contar com as ferramentas gratuitas da Microsoft. O Office 365 é disponiblizado gratuitamente para alunos e professores da rede estadual de ensino. Com as ferramentas, alunos e também professores podem dinamizar as aulas e ainda pode ser utilizado por toda a família com custo zero.

Os professores da rede também podem gravar e publicar suas aulas de forma interativa, por meio do Office Mix. Os programas disponíveis são Word, Windows, OneNote, Access e Power Point, e outras ferramentas e aplicativos exclusivos, como caixa de mensagem com capacidade para até 50GB e os sistema cloud ou nuvem para o armazenamento de arquivos. É possível utilizar serviços de calendário, mensagens instantâneas e outras experiências de comunicação para o trabalho em grupo. Para obter o software, é preciso criar uma conta de e-mail na Secretaria Escolar Digital (SED) e estar conectado à internet.

Foco e Aprendizagem

Todas as unidades também começarão o ano letivo com novidades no planejamento pedagógico. Pela primeira vez, as equipes gestoras puderam traçar as metas já com as médias fechadas do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). As notas foram divulgadas no último dia 4 e apontaram um desempenho recorde na rede paulista.Saiba mais aqui.

Calendário oficial 2016

No calendário divulgado pela Educação em janeiro, ficou estabelecida a data de 1º de julho para o início do recesso escolar. Por sua vez, as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas devem encerrar a programação pedagógica, no mínimo, no dia 20 dezembro.

Início das aulas 2016

15 de fevereiro