segunda-feira, 03/08/2015
Pais e Alunos

Teatro será aliado na prevenção ao bullying no segundo semestre da rede estadual

Educação leva às escolas kits para orientar os professores mediadores do Estado

As escolas estaduais ganharam um novo aliado na prevenção ao bullying e a outros conflitos escolares: o teatro. Em parceria com o Instituto Sou da Paz, a Educação distribuiu um novo material formativo para que professores saibam usar as dinâmicas teatrais como instrumento pedagógico e protetor dos conflitos escolares. No total, serão 3,3 mil Kits, entregues a partir deste novo semestre letivo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ideia foi inspirada em um projeto piloto em que 138 professores de 114 escolas foram formados. Estas unidades permanecem usando a técnica que amplia a cultura de paz e ainda aproxima a comunidade da escola. O kit oferece roteiros de peças, com temáticas diferentes e que propõem a interpretação de cenas do cotidiano comuns ao universo jovem. Os alunos se colocam no lugar do outro e vivenciam situações que ajudam a compreender estas vivências e, assim, evitar conflitos.

A proposta é que a dinâmica, inicialmente, seja aplicada pelos professores mediadores, um educador que atua na rede estadual formado especificamente para identificar vulnerabilidades e traçar estratégias preventivas. Após a experiência, o modelo pode ser replicado e utilizado pelo docente de qualquer disciplina.

Professor Mediador

Neste início de 2015, são 2,7 mil profissionais em atividade, número 133% maior do que o registrado em 2010, quando o projeto começou. As capacitações e treinamentos são oferecidos ao longo do ano e novos profissionais são incluídos ao grupo destes docentes.

Diálogo com o Teatro

Criado em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o projeto Diálogo com o Teatro está inserido dentro da metodologia do Sistema de Proteção Escolar, que visa à prevenção da violência no ambiente escolar. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores e gestores para realizar uma intervenção nas escolas na qual atuam usando o teatro como ferramenta para a criação de um espaço de diálogo e prevenção à violência.