• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/05/2004
Últimas Notícias

Alunos traçam o perfil da velha e jovem São Paulo

Conhecer a São Paulo de quase meio século atrás, traçar um perfil da cidade de nossos dias e expor os conhecimentos adquiridos à comunidade. Este é o presente que os […]

Conhecer a São Paulo de quase meio século atrás, traçar um perfil da cidade de nossos dias e expor os conhecimentos adquiridos à comunidade. Este é o presente que os alunos da E.E. Orestes Rosolia, localizada na Zona Leste, darão a São Paulo. Fotos, redações, pesquisas e poemas serão demonstrados para a comunidade em exposição prevista para o mês de junho na própria escola.

Inicialmente, o trabalho, que envolve os cerca de dois mil alunos da unidade escolar, está sendo discutido em sala de aula em todas as disciplinas. O próximo passo será uma pesquisa de campo. “Os estudantes visitarão o centro de São Paulo, como a Rua Direita e o Vale do Anhangabaú, além de museus, a fim de traçar as características da cidade”, conta o diretor da escola, professor Paulo César Gonçalves. Também serão abordados os problemas que afetam o município, como a poluição do Rio Tietê, e possíveis soluções.

A professora de Ciências e Biologia, Leila Ariza Orrico, explica que o objetivo do trabalho é permitir que o aluno, além de aprender sobre a história de São Paulo, possa realmente conhecer a cidade em que vive e os seus problemas. “Geralmente, não temos informações sobre a arquitetura ou peculiaridades de lugares tão importantes como o Viaduto do Chá. A partir do momento que temos tais informações, mudamos nossa percepção”, salienta a professora, destacando que este trabalho será um aprendizado tanto para os alunos como para a comunidade.

Ana Lucia Venerando