• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/11/2013
Ensino Integral

Alunos vencedores da I Feira de Ciências vão para Nova Iorque representar o País

Projeto premiado prevê a geração de energia para semáforos

Todos os 65 avaliadores que visitaram os 151 trabalhos apresentados na I Feira de Ciências das Escolas de Tempo integral, na última sexta-feira (8), tiveram que escolher os 25 melhores dentro dos critérios de avaliação, que observaram em todos os projetos a criatividade, inovação, metodologia cientifica, clareza na apresentação, conhecimento dos alunos sobre o trabalho, qualidade do pôster apresentado no stand, além do entusiasmo e envolvimento dos alunos cientistas.

O grande vencedor foi o trabalho intitulado “Sinal Verde”, desenvolvido pelos alunos Ítalo Fernandes Ferraz, Lucas de Jesus Borges e Cindy Carolini de Lima, da E.E Ilza Irma Moeller Coppio, em São José dos Campos. O projeto prevê que os veículos, ao passarem por lombadas gerem energia para os semáforos, o que os manteriam ligados em caso de falta de energia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os alunos explicam que a energia seria gerada por meio do peso do veículo ao passar por lombadas. Os semáforos teriam baterias, e quando o carro passasse pela lombada, a energia gerada seria carregada nas baterias conectadas aos faróis. “Outra medida é usar essa energia para a iluminação pública, o que traria economia para a administração pública e segurança para a população”, conta Ítalo.

A emoção tomou conta dos alunos, que embarcarão para Nova Iorque, junto com os docentes orientadores, em junho de 2014, onde participarão da Genius Olympiad, em Nova Iorque, na qual 60 países apresentam projetos de pré-iniciação científica. Na ocasião, o grupo representará o País com o trabalho Sinal Verde. 

Além do prêmio principal, os alunos cientistas conquistaram o 1º lugar na categoria engenharia, garantiram presença na Mostra Paulista (MOP) e foram 2º lugar na premiação especial, que listou os três projetos que receberam a mais alta pontuação pelos avaliadores.

Feira de Ciências

A feira estava dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014 e outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul.

* Atualizada em 12/11 às 14h25