• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/03/2006
Últimas Notícias

Alunos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa recebem o prêmio tão sonhado: viajam hoje para Portugal

Quando começou a competição, ninguém imaginava que esse dia chegaria Malas prontas rumo a uma experiência que até bem pouco tempo parecia um sonho: ir a Portugal, como prêmio por […]

Quando começou a competição, ninguém imaginava que esse dia chegaria

Malas prontas rumo a uma experiência que até bem pouco tempo parecia um sonho: ir a Portugal, como prêmio por vencer o concurso Olimpíada da Língua Portuguesa, realizado em 2005. Nove alunos do Ensino Médio, vitoriosos nas categorias Cecília Meireles – Crônicas e Cora Coralina – Jogos , embarcam hoje, 24, rumo a Portugal, para uma viagem de caráter histórico e cultural por Lisboa e arredores, conhecendo de perto a realidade de um país no qual o Brasil teve o seu berço. A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, organizada pelo Centro de Referência Mário Covas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Roberto Marinho e Academia Brasileira de Letras.

Acompanhados pelas professoras orientadoras Sílvia de Souza Silva e Andréa Arada Souza, e pela representante da Fundação Roberto Marinho, Julianna Guimarães, os adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, contarão ainda com a presença de Maria Salles, coordenadora do Centro de Referência Mário Covas, que vai conduzi-los durante os sete dias de viagem. Na capital portuguesa, serão recebidos por representantes da Embaixada do Brasil e pela Fundação Luso-Brasileira, e darão ênfase ao aprendizado da literatura portuguesa e a visitas aos marcos da história que une Brasil e Portugal.

A euforia de realizar um sonho

Tanto os estudantes como as professoras deixam o Brasil pela primeira vez e essa experiência, que segundo eles vai mudar totalmente as suas vidas, encheu de euforia cada um. A revelação é feita pela coordenadora do CRE Mário Covas, Maria Salles, que vem acompanhando a participação dos jovens desde o início da competição. “Quando se inscreveram para a Olimpíada, a viagem para Portugal era só um sonho e nem os alunos, nem os seus pais contavam que se tornaria realidade. Hoje, eufóricos, sabem que estão sendo recompensados pela qualidade do trabalho que desenvolveram”.

Maria Salles ressalta um detalhe que, na opinião dela e dos avaliadores da competição, faz a diferença na hora de premiar. “Nós observamos, nas conversas que tivemos durante o período de treinamento para a viagem, realizado em março, que todos os vencedores são filhos de pais leitores. Eles contaram, com orgulho, que a leitura está dentro da casa de cada um e esse comportamento só confirma que o resultado é positivo, é construtivo e abre horizontes como esse que viverão a partir de hoje”.

Para a coordenadora do CRE Mário Covas, o reconhecimento desse valor é ainda mais abrangente do que viajar a Portugal. Segundo ela, até mesmo o currículo desses jovens passa a ser mais valioso com a experiência de uma visita ao exterior, em viagem com agenda cultural e histórica. Outro detalhe observado por Maria Salles é que a vivência do concurso interferiu na escolha da carreira de um dos alunos vencedores, Felipe Gabriel Huertas. “Ele prestou vestibular, sem fazer cursinho, e entrou na Universidade Estadual de Londrina para cursar Letras”, conta Maria.

A Olimpíada de Língua Portuguesa rendeu ainda outros frutos, como o espírito de equipe que une, hoje, os alunos participantes. Seis deles pertencem a escolas da Diretoria de Ensino Leste 5 e a amizade que os une desde então, segundo conta Maria Salles, “transcendeu os muros das escolas. Outra mobilização que observamos está acontecendo dentro das unidades de ensino, que se preparam para realizar uma olimpíada interna, no segundo semestre deste ano”.

Os vencedores

  • Fabio Polido Gava Júnior, da Escola Estadual Dr Secundino Dominguez Filho;
  • Raquel Vandromel Boschi, da Escola Estadual Caramuru;
  • Verônica Cristina Gomes de Lemos, da Escola Estadual Profª Maria da Glória Costa e Silva;
  • Amanda Lemos dos Santos, da Escola Estadual Prof João Borges;
  • André Moreira, da Escola Estadual Caramuru;
  • Leandro Tieni Vidigal, da Escola Estadual Senador Paulo Egydio de Oliveira Carvalho;
  • Carolina Oms, do Colégio Parthenon Unidade Guarulhos Sul;
  • Felipe Gabriel da C. Huertas, da Escola Estadual Luzia de Queiroz e Oliveira;

Ligia de Oliveira Urashima, da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha.