sexta-feira, 06/06/2014
Boas Práticas

Alunos vestem a camisa contra o bullying e transformam o clima da escola com dança

Projeto é idealizado por estudantes do grêmio e influenciou na melhora das notas

“Eu sou nerd”. Essa é a frase estampada na camisa da aluna Thamires Bumussi, que cursa o Ensino Médio da E.E. Professor Luciano Ivo Tognetti. A estudante faz parte do grupo de dança da escola de Descalvado, no interior de São Paulo, que combate o bullying com bom humor e criatividade.

Os alunos vestiram a camisa do projeto que destaca características da personalidade de cada um. A ideia nasceu em 2013, quando o grêmio foi desafiado pela direção a trabalhar as diferenças pessoais de forma inovadora. Os jovens, então, decidiram mobilizar a escola por meio da dança.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Inspirados por músicas de uma cantora americana sobre aceitação, os estudantes começaram a ensaiar. “Nós pegamos passos da coreografia do clipe da cantora e misturamos com outros feitos por nós mesmos. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para elas se aceitarem como são”, explica Thamires.

Segundo a diretora Soraya Maria Bartoletto, houve influência no rendimento. Desde o desenvolvimento do projeto, não há registros de nenhum aluno que tenha desistido de estudar e as notas vermelhas diminuíram. “Você percebe que eles se dão bem e gostam de estar na escola. Se observar dentro da sala de aula ou no intervalo, você não testemunhará comportamentos preconceituosos, discriminação entre eles, o que torna a escola um ambiente livre e agradável”