sexta-feira, 01/07/2016
Pais e Alunos

Alunos visitam edifício histórico da Educação

Prédio Caetano de Campos vai servir de estudos para o projeto Agente Ambiental Mirim, de Iguape

No coração de São Paulo encontra-se um dos mais significativos monumentos republicanos do Estado. O edifício Caetano de Campos, inaugurado em 2 de agosto de 1894 para ser a primeira Escola Normal paulista, e que hoje abriga a sede da Secretaria de Estado da Educação, foi o cenário escolhido pelos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Veiga Junior, de Iguape, para integrar os estudos do Projeto Agente Ambiental Mirim, criado pelo professor Paulo Sergio da Silva em 2012 para tratar de temas como sustentabilidade e cidadania. A visita aconteceu na última terça-feira (28).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Guiados por Carlos Borges, diretor do departamento de administração do prédio, os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto as dependências do edifício, os reservatórios de captação de água da chuva, além do Gabinete do Secretário, onde foram recebidos por José Renato Nalini. “A educação ambiental é uma das coisas mais importantes que se possa fazer em nossos dias. Quanto mais árvores se derruba, menos vida se deixa para as próximas gerações”, disse em bate papo com os alunos.

De acordo com o criador do projeto, os alunos exploram lugares voltados para a preservação do meio ambiente, sempre pontuando questões de cidadania. “Nós temos a obrigação de formar cidadãos, em todos os aspectos. Com o projeto, eles acabam criando uma nova visão e perspectiva do mundo, com desenvoltura, atuação e participação”, disse Silva.

O Projeto Agente Ambiental Mirim tem o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Miracatu e da Prefeitura Municipal de Iguape, e já organizou trilhas exploratórias, visitas a parques e museus, além de ter promovido um grande mutirão para plantação de mudas de árvores nativas. As orientações são realizadas sempre aos fins de semana durante o programa Escola da Família, e conta com a participação de mais de 100 alunos.

“Um projeto como esse é importante principalmente quando todos abraçam a causa. Nós cuidamos do meio ambiente agora para que as próximas gerações tenham a chance de ter aquilo que a gente não teve, que é uma visão melhor sobre a natureza”, disse Isabela Damasceno Mariani Passos, 13, aluna e presidente do projeto.

Bem cultural

O prédio Caetano de Campos, localizado na Praça da República, é considerado um monumento histórico e foi tombado como bem cultural do Estado e do Município de São Paulo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPREST).