quarta-feira, 05/02/2020
Destaque

Amanhã (06) é o Dia D do Novotec Expresso

Ações de conscientização sobre a importância do ensino técnico tomarão conta das escolas nesta quinta (06)

Escolas de toda a rede estadual estão convidadas a promover ações para o Dia D das inscrições do Novotec Expresso, modalidade de cursos profissionalizantes do Novotec que estão com inscrições abertas até domingo (09). Palestras, mutirão de inscrições, ações com os grêmios escolares e com pais e toda a comunidade são algumas das sugestões de ações para realizar com os alunos.

O Novotec Expresso disponibiliza cerca de 21 mil vagas para 31 cursos de qualificação profissional em diversos eixos que respondem a demanda dos jovens e do setor produtivo. A carga horária é de 200 horas/aula, oferecida no período de contraturno em 170 escolas estaduais de todo o estado, nas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza.

Acesse o site de inscrições aqui

Para o Dia D, professores, diretores e Grêmios Estudantis estão liberados a promover ações no período escolas e também no contraturno das aulas. A Educação recomenda que as escolas promovam um verdadeiro “mutirão” de conversas sobre a importância do ensino profissionalizante e as muitas opções que o jovem ganha ao realizar um curso rápido de formação.

Lançado em 2019, o Novotec é uma parceria entre a Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Centro Paula Souza que visa preparar o estudante para o mercado de trabalho. São quatro modalidades, sendo que a Expresso abrange uma formação rápida e técnica, com foco em alguma profissão do futuro.

“São cursos rápidos, técnicos, mas que podem dar uma nova chance aos jovens. Temos que caminhar para construir um futuro onde nosso aluno tenha um projeto de vida e pense em várias possibilidades, incluindo o ensino técnico”, pontua o secretário Rossieli Soares.

Só em 2019 foram mais de 30 mil vagas em 2019 nas quatro modalidades. “É fundamental ampliarmos a oportunidade do jovem no mundo do trabalho. Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza. Em 2020, serão oferecidas mais de 100 mil vagas, em diferentes modalidades de ensino técnico e profissional.