• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/11/2018
A2img / Mastrangelo Reino
Notícia

Amanhã (27) é o primeiro dia de prova do Saresp 2018

Mais de 1,5 milhão de alunos irão realizar as avaliações que medem habilidades em Língua Portuguesa e Matemática

As provas do Saresp 2018 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) serão aplicadas a partir de amanhã (27) em todo território paulista. Participam alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Neste ano, mais de 1,5 milhão de alunos deverão fazer os exames que avaliam o domínio e habilidades básicas em Língua Portuguesa e Matemática. Os dados extraídos são importantes para a Secretaria da Educação criar estratégias para melhorar a qualidade da educação do ensino paulista.

“Esses resultados, no âmbito das escolas, auxiliam a tomada de decisão e adequação das ações, orientando o planejamento escolar”, explica Patricia Monteiro, do Departamento de Avaliação Educacional da CIMA (Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional).

As avaliações também subsidiam os números do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), bem como auxiliam no cálculo do bônus por mérito dos servidores.

Além das escolas da rede, o Saresp também é oferecido a unidades do Centro Paula Souza, Sesi e das redes municipais e particulares, totalizando 6.618 mil instituições de ensino. Todas precisam ter, no mínimo, dezoito alunos por ano/série.

Na capital, a E.E. República da Bolívia, por exemplo, está empenhada em aumentar a nota do último Saresp em até 10%. “As provas vão avaliar se todos os conteúdos foram contemplados na aprendizagem dos alunos. Estamos preparados e confiantes”, afirma o diretor da unidade, José Manzato Filho.

Provas

Os exames serão realizados no início das aulas de cada turno (manhã, tarde ou noite). Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão 3 horas e meia para resolver as questões. A duração para os demais anos e séries é de 2 horas.

Nesta terça-feira (27), serão aplicadas as avaliações de Língua Portuguesa para os 3º e 5º anos do Fundamental Anos Iniciais e de Matemática para os do 7º e 9º do Fundamental Anos Finais e 3º série do Médio.

No segundo dia, quarta-feira (28), os alunos dos Anos Iniciais responderão as questões de Matemática e os demais de Língua Portuguesa.

Estudantes com deficiência podem solicitar uma hora a mais e também têm direito a cadernos de provas acessíveis.