terça-feira, 12/01/2021
Professores e Funcionários

Amanhã é o último dia para professores se inscreverem em curso de formação para ensino híbrido

Docentes que concluírem até o dia 18 de janeiro já poderão participar do processo de alocação para Professor Orientador

Foi prorrogado até amanhã (12) o período de inscrições para o curso “Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos”. A formação, oferecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), é voltada a todos os servidores do Quadro do Magistério (QM), diretores do Núcleo Pedagógico (QSE), Trio Gestor e pertencentes à Categoria O.

A ideia é que os professores sejam capacitados para atuarem como orientador de estudos de estudantes combinando ações presenciais e remotas em 2021. As inscrições podem ser feitas aqui . O acesso ao conteúdo será liberado em quatro etapas, considerada a data de inscrição.

O curso possui carga horária de 30h, será realizado no AVA-EFAPE, e dividido em três módulos: Contextualização e características do projeto; A estrutura do projeto de Orientação de Estudos; Interação e Ação; A orientação no Ensino Híbrido. A formação autoinstrucional, que contará com certificação.

A formação contará com certificação e servirá como pré-requisito para a alocação de aulas deste programa no próximo ano. Os professores que quiserem participar do processo de alocação desde o início do ano letivo devem concluir o curso até dia 18/01.

Orientação de estudos e ensino híbrido

A orientação de estudos a partir do ensino híbrido deverá ser inserida na rede estadual a partir do ano que vem com alunos do 6º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio. A iniciativa contempla a expansão de carga horária e diversificação da oferta por meio da utilização de metodologias híbridas de ensino, orientação semanal de estudos em grupos menores com professores da rede e distribuição de chips com dados móveis. Essa ação congrega dois objetivos principais: a recuperação e aprofundamento da aprendizagem, bem como o fortalecimento dos vínculos dos alunos as suas escolas.

A estratégia será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores, como de alunos e terá como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis da rede tanto de escolas regulares do período diurno quanto noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades. A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.