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terça-feira, 27/02/2007
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Aniversário da Imigração Japonesa vira tema de programa lançado pela Secretaria da Educação

Idéia é promover integração da rede estadual com a comemoração dos cem anos da chegada dos japoneses ao Brasil O som da tradicional flauta japonesa não deixa dúvidas: a Praça […]

Idéia é promover integração da rede estadual com a comemoração dos cem anos da chegada dos japoneses ao Brasil

O som da tradicional flauta japonesa não deixa dúvidas: a Praça da República virou terra do sol nascente. Pelo menos durante o lançamento do Viva Japão, no salão nobre da Secretaria de Estado da Educação, na manhã desta terça-feira, dia 27. Tocada por Shen Ribeiro, artista convidado, a melodia deu o tom da cerimônia oficial de lançamento do Programa, que pretende desenvolver atividades pedagógicas para a vivência da cultura japonesa, e ainda, a sensibilização de alunos e educadores da rede estadual para a importância de aprender mais sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nesses últimos cem anos.

Comemoração e aprendizado

“A presença japonesa é parte do nosso dia a dia. Tenho certeza que nossa rede vai responder muito bem a este convite espontâneo para participar da comemoração dos cem anos de imigração japonesa no Brasil”, disse a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos. Emocionado, o presidente da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Kokei Uehara, que chegou aos Brasil em 1936, aos 9 anos, fez questão de elogiar a Secretaria pela criação do Programa. “Esta é a mais abrangente iniciativa para comemorar a data, e homenagear os velhos imigrantes. Quero manifestar minha gratidão pela receptividade dos brasileiros”, disse.

Ajudando a contar a própria história

O programa – que pretende incentivar a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo – foi idealizado por Hiroyuki Hino, diretor técnico da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), que chegou ao Brasil em janeiro de 1957, pelo Porto de Santos. Durante o lançamento, foi a professora Rose Louback quem apresentou o Viva Japão. “Temos um aporte inicial no valor de R$ 3 milhões para o Programa, mais a participação da iniciativa privada é bem vinda”, explicou.

 

 

 

 

 

 

 

Mais sobre o Viva Japão

O programa pretende sensibilizar alunos e professores para a importância do relacionamento entre Brasil e Japão – incluindo o passado, o presente e o futuro –

realizar atividades que envolvam as comunidades locais, e promover o resgate de conhecimentos de familiares e grupos nipônicos existentes no entorno da escola. E mais: ampliar o intercâmbio com a rede estadual de São Paulo junto à comunidade de japoneses que vivem no Brasil, e viabilizar a participação dos alunos e comunidade escolar da rede estadual na comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Em sala de aula

Os temas a serem trabalhados em sala de aula contemplam aspectos da cultura, tradições, história e língua japonesas. Serão enfocadas também as contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho, e os temas relacionados com a história da participação do Japão no cenário brasileiro receberão destaque especial.

Ensino Fundamental

O Projeto Pedagógico da escola deverá incluir um conjunto de atividades (pesquisa e prática) a serem desenvolvidas ao longo do ano, de forma interdisciplinar. O Ciclo I inclui brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão, tais como: Origami (dobraduras em papel), Takô (confecção de pipas), cantos infantis e outras brincadeiras do Japão; Oficinas de histórias sobre lendas e mitos japoneses, entre outras. Já o Ciclo II reúne atividades de saúde e lazer, tais como: Alimentação e culinária, medicina e terapias tradicionais do Japão, artes marciais, esportes (beisebol, golfe, tênis de mesa e outros), jogos eletrônicos (games), Mangá, Animê, karaokê, turismo, festas e cerimônias tradicionais.

Ensino Médio

O Projeto Pedagógico da escola deverá contemplar um conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante o ano em torno do tema “Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual”. A proposta é envolver as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual. Vale lembrar que a contribuição da colônia japonesa neste setor é expressiva, principalmente em áreas como agricultura, tecnologia, artes, e indústrias (automobilística, siderúrgica, eletroeletrônica e de implementos agrícolas) além de bancos, serviços (turismo, hotéis, restaurantes, estética e beleza) entre outros.

Parcerias

O Programa inclui parcerias de natureza financeira e técnica: entidades culturais, empresas, ONGs, órgãos da Administração Estadual e unidades de representação diplomática, que apoiarão as atividades regionais e centrais. Na área técnica, os parceiros poderão contribuir com os conteúdos do Programa: participação de especialistas, fornecimento de materiais de pesquisa, visitas a locais de interesse, bolsas-estágio e outros recursos que incentivem os alunos e enriqueçam os trabalhos a serem produzidos.

Divulgação

A idéia é utilizar diferentes formas de expressão, produção, registro e divulgação das atividades desenvolvidas, buscando sempre estratégias inovadoras e adequadas à faixa etária dos participantes, como: exposição de trabalhos artísticos e manuais, produção de cartazes, entrevista e gravação de depoimentos, dança, teatro, dramatização, oficinas e cursos, produção de jornais e revistas e torneios esportivos. E ainda, produção de páginas para o site da escola, realização de feiras de Ciência, Tecnologia e Saúde, realização de mostras temáticas, produção de programas de rádio, elaboração de material de divulgação e roteiros culturais, e produção de material didático (educadores) direcionado aos alunos da rede participantes do Programa Viva Japão.

Cronograma

Acompanhe a programação do Programa Viva Japão:

2007

1º de Março: Início do cadastramento na Rede do Saber e dos Projetos Pedagógicos das escolas;

Março a Outubro: Atividades locais com metas estabelecidas no planejamento escolar e de ensino, acompanhadas ao longo do ano, sem competição;

Novembro e Dezembro: Seleção regional dos trabalhos que farão parte dos festivais de 2008.

2008

Abril: Mostras/Festivais no Estado de São Paulo para apresentação dos trabalhos e seleção dos grupos que participarão das Comemorações Oficiais do Centenário, em junho;

Abril e Maio: Preparação dos grupos selecionados para participação nas Comemorações Oficiais do Centenário;

21 de Junho: Apresentação dos participantes da Secretaria de Estado da Educação nas comemorações oficiais do centenário.

Celso Bandarra