quinta-feira, 26/08/2004

Aniversário do Escola da Família tem Fórum Intermunicipal do Game Superação

Marcando as comemorações do 1º Aniversário do Programa Escola da Família, a Coordenação Regional da Diretoria de Ensino de Itu, organizou o 1º Fórum Intermunicipal do Game Superação, realizado no […]

Marcando as comemorações do 1º Aniversário do Programa Escola da Família, a Coordenação Regional da Diretoria de Ensino de Itu, organizou o 1º Fórum Intermunicipal do Game Superação, realizado no dia 1º de agosto, na EE Monsenhor Seckler em Porto Feliz.

A abertura do evento contou com apresentações de dança moderna realizadas por um grupo de alunos da EE Pedro Fernandes de Camargo, que atuam no Programa Escola da Família, e recital das poesias: “Dono da Velocidade”, declamada pelo aluno Raul César Pelegrini de Miranda, “Soneto da Fidelidade”, pelo aluno Lucas Genomi. E, ainda, a apresentação do monólogo “Pai de um cidadão”, pelo aluno Érico Pimenta, e a interpretação do poema “A Viagem”, pelo aluno Diéferson Alison Gomes, que enriqueceram artística e culturalmente o evento.

Aproximadamente mais de 200 jovens lotaram o salão nobre da escola. Participaram com muita alegria e empolgação os jovens das escolas: Alferes Mario Pedro Vercellino, de Boituva; Arthur da Silva Bernardes, de Cerquilho; Benê Teixeira F. A Gurgel e Pery Guarany Blackman, de Itu; Lucídio Motta Navarro, Ana Mesquita Laurini, Eugênia Ferrarezi Nunes, Monsenhor Heládio e Capitão Vitório Togni, de Cabreúva; Eleutério José Moreira, Luiz Antunes, Lyria de Toledo Pasqualli, Nelson Alves Vianna e Plínio Rodrigues de Moraes, de Tietê; Maria Aparecida F. Leite, Esther Maurino Rodrigues, Eugênio Euclydes P. da Mota, Pedro Fernandes de Camargo, Roque Plínio de Carvalho e Monsenhor Seckler, de Porto Feliz e as Escolas de Iperó, Estação George Oetterer e Gaspar Ricardo Júnior.

Os grupos de jovens do Game Superação socializaram com todos os participantes os projetos que estão sendo desenvolvidos, o papel do protagonismo juvenil, apresentaram o Grito de Guerra oficial de cada grupo e a Bandeira das Habilidades.

O evento contou com a presença da Supervisora do Programa Escola da Família, professora Josimarie Júlio, da ATP do Programa, Profª Lúcia Elena, dos Coordenadores de Área, dos Gestores, Educadores Profissionais, Educadores Voluntários, Educadores Universitários, do professor Frizo da Equipe de Fortalecimento e em especial da Agente Técnica do Instituto Ayrton Senna, Carolina Jardim, que se emocionou com a presença maciça dos jovens e o desenvolvimento de projetos sociais que “os colocam como protagonistas na mudança de sua própria realidade, despertando a consciência cidadã e a construção da autonomia”.

Ao final do evento foi oferecido a todos os presentes um saboroso café da manhã, especialmente preparado pela equipe da EE Monsenhor Seckler, através das receitas aprendidas na Capacitação das Padarias Artesanais, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado e a Secretaria de Estado da Educação.

Agora, a equipe da Coordenação Regional do Programa Escola da Família da DE de Itu já está se organizando para o 2 o Fórum Intermunicipal, que se realizará em outubro na cidade de Tietê.

Thais Liberato