Nesta quarta-feira (2), mais 3,5 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo iniciam o ano letivo de 2022 em cerca de 5,4 mil escolas. Obrigatório desde novembro de 2021, o retorno 100 % presencial das aulas é embasado na recuperação pedagógica dos estudantes com aval das autoridades sanitárias.
Assim como em 2021, as aulas presenciais seguirão todos os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes e mãos, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes. Confira aqui o protocolo elaborado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Neste ano, os responsáveis legais pelos estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra Covid-19 do aluno de acordo com a Resolução 09, de 28-01-2022,que estabelece as normas para a volta às aulas na rede estadual.
A entrega do comprovante deve acontecer durante o 2º bimestre, entre 25 de abril e 3 de julho. Esse período é calculado pelo tempo máximo que um estudante de 5 anos, imunizado com a vacina da Pfizer, pode levar para tomar as duas doses. Alunos que não tomaram a vacina por contraindicação médica deverão apresentar atestado.
Importante ressaltar que a falta de apresentação do comprovante não impossibilita que o estudante frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula, porém a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 60 dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para providências que couber.