• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/11/2016
Ensino Fundamental

Anos Iniciais: escola estadual supera meta estabelecida pelo Governo Federal no Ideb

E.E. Edewaldo Freitas Gaia Santana atingiu índice de 7,8

Os indicadores do Saresp, que será aplicado em todo o Estado de São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro, são a porta de entrada para um bom desempenho de uma escola estadual em avaliações de nível nacional. É o caso da E.E. Edewaldo Freitas Gaia Santana, de São José dos Campos. Seguindo à risca os ‘mandamentos’ do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, a escola superou a meta estabelecida pelo Governo Federal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ideb 2015. A unidade de ensino atingiu percentual de 7,8. A meta do segmento para 2019 é de 6,3.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Conseguimos esse resultado em função da participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, que são nossos professores, gestores, além da comunidade”, destaca Isabel Cristina Gomide Santos, diretora da escola.

Para extrair o maior resultado possível dos programas de alfabetização como o Ler e Escrever, e o EMAI, a escola realiza um trabalho de formação continuada semanalmente com seus professores. Todo o processo é conduzido pela coordenadora pedagógica, Abigail Novaes Guilherme. “Esse trabalho é feito com muita aplicação nas salas de aula”, afirma.

“Tanto o EMAI quanto o Ler e Escrever saem do tradicional. São materiais que proporcionam aos alunos e professores a oportunidade de pensar fora da caixinha”, revela a professora Ana Maria Andrade.

SP alcança melhor desempenho na educação estadual em oito anos

São Paulo alcançou o melhor índice da história na educação pública estadual. É o que demonstram os resultados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) relativos a 2015.

Principal indicador de qualidade das escolas paulistas, o Idesp apresentou no ano passado melhora em todos os níveis de ensino. E acelerou o ritmo do Estado rumo às metas estabelecidas em 2008 para todos os ciclos em 2030. Em 2015, São Paulo chegou ao índice 5,25 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (a meta é 7,0 para 2030). Nos Anos Finais do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).

Clique aqui e confira a tabela com os resultados do Idesp 2015.

*Atualizada em 21/11/2016 às 15:47