• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/11/2018
Ensino Médio

Antes do Enem, alunos tiveram aula preparatória com diversas atrações

'Preparadão Universia' reuniu mais de 6 mil estudantes no Ginásio do Ibirapuera para esclarecer últimas dúvidas antes das provas

Na reta final dos estudos, mais de 6 mil alunos estiveram no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para participar de uma aula preparatória para o Enem e os principais vestibulares do país. O “Preparadão Universia”, realizado na última terça-feira (30), teve como objetivo dar dicas e esclarecer as últimas dúvidas antes das provas.

Além de apresentar conteúdos de Matemática, Redação, Biologia, Física e Química, o evento trouxe uma proposta inovadora em diferentes áreas do conhecimento. Astronomia, robótica, empreendedorismo, inteligência emocional e inteligência artificial fizeram parte das atrações.

A iniciativa, desenvolvida pelo Santander, recebeu estudantes de escolas públicas, particulares e de Etecs. O espaço também contou com a presença de representantes de diversas universidades, que instalaram estandes de informações e ativações aos futuros candidatos.

“Tenho orgulho de dizer que não queremos só fazer negócio, mas ajudar a fazer a revolução do bem, da sabedoria, da educação e da pluralidade, por um País melhor”, disse o presidente do Santander, Sérgio Rial.

Entre os presentes, alunos das unidades escolares da Diretoria de Ensino Centro Oeste tiveram a oportunidade de acompanhar a programação especial. Com entrada gratuita e auxílio alimentação, cerca de mil estudantes das 2º e 3º séries do Ensino Médio da rede compareceram ao Ginásio.

“Esse é um evento único que prepara o aluno na última semana antes do Enem. Foi uma grande oportunidade levá-los ao encontro e, sem dúvida, fará diferença para cada um deles”, afirmou a diretora do Núcleo Pedagógico da DE Centro Oeste, Luciane Pereira Collares.

As atrações foram recheadas de pessoas reconhecidas, como Duília de Mello, que trabalha na Nasa (Agência Espacial Norte-americana), Renato Sanches Freire, diretor executivo da FUVEST, e o filósofo Clóvis de Barros.

Para tornar o encontro ainda mais especial e próximo dos jovens, a organização convidou a atriz e apresentadora Maísa Silva para uma conversa sobre “Busque seu sonho!”. Além disso, o grupo de educadores Ciência em Show trouxe uma perspectiva bastante prática e descontraída sobre o universo da Química.

“A iniciativa foi boa para mostrar que é necessário que o aluno tenha mais proximidade com o Ensino Superior. É importante eles conhecerem o mundo fora da escola”, enfatizou Sueli Maria Pellegrini, coordenadora da E.E. Martim Francisco, uma das escolas presentes.

Ao final, o público contou com o show do músico Di Ferrero, da banda NX Zero, e com um stand up comedy de Robson Nunes sobre “Como não se atrasar para o ENEM”.

Marcelo de Oliveira Léo é coordenador geral da E.E. Ministro Costa Manso. A unidade levou três turmas da 3º série e uma da 2º para acompanhar o evento, totalizando 120 alunos. Segundo ele, iniciativas como essa ajudam o jovem a conhecer o conteúdo abordado em sala de aula com outra perspectiva.

“Além das aulas preparatórias, das atrações e de todo espetáculo de luz, música e dança, o encontro tinha como finalidade tranquilizar e trabalhar o lado psicológico dos jovens”, completou o coordenador.