Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas podem se inscrever na ação de reconhecimento do projeto Comunidade de Aprendizagem, Escola de Qualidade Para Todos e Para Cada Um, até o dia 29 de setembro. O objetivo é selecionar, valorizar e disseminar práticas escolares que envolvam “Participação Educativa da Comunidade”, “Práticas Inclusivas” e “Aprendizagem Dialógica”, temas alinhados aos conceitos do Comunidade de Aprendizagem, projeto do Instituto Natura.
Os três conceitos são centrais para que as escolas melhorem os níveis de aprendizagem de todos os estudantes e a convivência na escola, independentemente do contexto em que estão localizadas.
A “Participação Educativa da Comunidade” deve se basear no envolvimento de todos os atores da escola, formado pelas famílias, professores, funcionários da escola e outras pessoas da comunidade nos espaços formativos e nas decisões sobre os aspectos que influenciam na aprendizagem dos estudantes.
Esse tipo de participação incide em questões fundamentais da vida escolar e tem um impacto significativo e importante na aprendizagem, já que quanto mais diversas forem as interações que o estudante vivencia na escola, maior será seu aprendizado.
Já as “Práticas Inclusivas” são ações que a escola realiza para buscar a equidade, ou seja, criar condições para que todos os estudantes alcancem os mesmos níveis de aprendizagem. A escola que oferece, por exemplo, um espaço no contra turno para que os alunos façam a lição de casa com ajuda, o incentivo aos alunos mais velhos, que são leitores fluentes, para que ajudem estudantes que estão se alfabetizando, a indicação daquele professor tutor para alunos que passam por dificuldades, ou até mesmo aquele projeto que oferece aulas especiais para ensinar os alunos a estudar.
A “Aprendizagem Dialógica”, por sua vez, pressupõe que a interação e o diálogo são ferramentas essenciais para a construção de novos conhecimentos. Na sociedade, a aprendizagem depende cada vez mais da correlação das interações que os estudantes estabelecem na escola com todas as pessoas de seu entorno, bem como na vivência em múltiplos espaços a que têm acesso.
O formulário de participação está disponível no site do projeto (clique aqui) e deve ser preenchido com, no máximo, 30 linhas de informações sobre cada ação inscrita. Não serão consideradas inscrições que descrevam as Atuações Educativas de Êxito, como tertúlias dialógicas, grupos interativos e biblioteca tutorada, considerando que já são práticas reconhecidas como aquelas que contemplam os conceitos de Comunidade de Aprendizagem.
As duas experiências escolhidas serão divulgadas em 24 de outubro, e os vencedores serão premiados com vaga para o Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, que acontece entre os dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo, com as principais despesas pagas; Participação, com principais despesas cobertas, no curso de Certificação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem em 2018, um curso de aperfeiçoamento no nível de pós-graduação, realizado em parceria pelo Instituto Natura e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pela Universidade de Barcelona, na Espanha; Intercâmbio para que professor ou gestor escolar selecionado conheça o trabalho desenvolvido pelo outro vencedor; 30 livros Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação (de Adriana Aubert, Ainhoa Flecha, Carme García, Ramón Flecha e Sandra Racionero), além de palestra do formador Ricardo Paim em cada uma das escolas selecionadas.