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terça-feira, 26/09/2017
Professores e Funcionários

Aos educadores, reconhecimento, formação e livros!

Professores e gestores escolares podem participar de ação promovida pelo Instituto Natura

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas podem se inscrever na ação de reconhecimento do projeto Comunidade de Aprendizagem, Escola de Qualidade Para Todos e Para Cada Um, até o dia 29 de setembro. O objetivo é selecionar, valorizar e disseminar práticas escolares que envolvam “Participação Educativa da Comunidade”, “Práticas Inclusivas” e “Aprendizagem Dialógica”, temas alinhados aos conceitos do Comunidade de Aprendizagem, projeto do Instituto Natura.

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Os três conceitos são centrais para que as escolas melhorem os níveis de aprendizagem de todos os estudantes e a convivência na escola, independentemente do contexto em que estão localizadas.

A “Participação Educativa da Comunidade” deve se basear no envolvimento de todos os atores da escola, formado pelas famílias, professores, funcionários da escola e outras pessoas da comunidade nos espaços formativos e nas decisões sobre os aspectos que influenciam na aprendizagem dos estudantes.

Esse tipo de participação incide em questões fundamentais da vida escolar e tem um impacto significativo e importante na aprendizagem, já que quanto mais diversas forem as interações que o estudante vivencia na escola, maior será seu aprendizado.

Já as “Práticas Inclusivas” são ações que a escola realiza para buscar a equidade, ou seja, criar condições para que todos os estudantes alcancem os mesmos níveis de aprendizagem. A escola que oferece, por exemplo, um espaço no contra turno para que os alunos façam a lição de casa com ajuda, o incentivo aos alunos mais velhos, que são leitores fluentes, para que ajudem estudantes que estão se alfabetizando, a indicação daquele professor tutor para alunos que passam por dificuldades, ou até mesmo aquele projeto que oferece aulas especiais para ensinar os alunos a estudar.

A “Aprendizagem Dialógica”, por sua vez, pressupõe que a interação e o diálogo são ferramentas essenciais para a construção de novos conhecimentos. Na sociedade, a aprendizagem depende cada vez mais da correlação das interações que os estudantes estabelecem na escola com todas as pessoas de seu entorno, bem como na vivência em múltiplos espaços a que têm acesso.

O formulário de participação está disponível no site do projeto (clique aqui) e deve ser preenchido com, no máximo, 30 linhas de informações sobre cada ação inscrita. Não serão consideradas inscrições que descrevam as Atuações Educativas de Êxito, como tertúlias dialógicas, grupos interativos e biblioteca tutorada, considerando que já são práticas reconhecidas como aquelas que contemplam os conceitos de Comunidade de Aprendizagem.

As duas experiências escolhidas serão divulgadas em 24 de outubro, e os vencedores serão premiados com vaga para o Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, que acontece entre os dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo, com as principais despesas pagas; Participação, com principais despesas cobertas, no curso de Certificação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem em 2018, um curso de aperfeiçoamento no nível de pós-graduação, realizado em parceria pelo Instituto Natura e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pela Universidade de Barcelona, na Espanha; Intercâmbio para que professor ou gestor escolar selecionado conheça o trabalho desenvolvido pelo outro vencedor; 30 livros Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação (de Adriana Aubert, Ainhoa Flecha, Carme García, Ramón Flecha e Sandra Racionero), além de palestra do formador Ricardo Paim em cada uma das escolas selecionadas.