sexta-feira, 15/10/2010

Aos nossos Professores, o reconhecimento de seu valor

Caros Professores, Estamos celebrando o seu dia e nossa dedicatória é o reconhecimento de seu valor. Um reconhecimento que deve ir além de belas palavras ou poéticas mensagens. Um reconhecimento […]

Caros Professores,

Estamos celebrando o seu dia e nossa dedicatória é o reconhecimento de seu valor. Um reconhecimento que deve ir além de belas palavras ou poéticas mensagens. Um reconhecimento que passa obrigatoriamente por ações efetivas de apoio à tarefa docente que enfrenta, não raro, obstáculos e desafios enormes dado o contexto que a contemporaneidade nos impõe, considerando que nossa sociedade ainda não alcançou os patamares desejáveis de desenvolvimento e o mundo deste novo milênio nos propõe demandas cada vez mais complexas.

Assim, reconhecemos o seu valor sempre que consideramos o auxílio às atividades da sala de aula e da escola como prioridade essencial. É isto o que temos feito desde a implantação dos Programas Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola, passando pelos Programas de Recuperação da Aprendizagem, pois, em seu conjunto, entregam nas mãos de nossos educadores -além da informação essencial que constitui sinalizar com clareza as competências e habilidades que devem desenvolver em seus alunos – instrumentos e materiais para o desenvolvimento do currículo e da aprendizagem que se traduzem em suporte concreto para a intermediação pedagógica da qual o professor é responsável. É nossa maneira de demonstrar que somos solidários com essa responsabilidade.

Da mesma forma estamos apoiando as escolas na obtenção de melhores condições quando trabalhamos pela melhoria da infraestrutura física, quando implantamos a Rede de Suprimentos que agiliza a aquisição de materiais para as atividades cotidianas , quando ampliamos o Sistema de Segurança Escolar, quando dotamos todas as escolas de ensino médio com laboratório de acesso à internet por meio do Programa Acessa Escola, quando colocamos o professor auxiliar no ano inicial do Ensino Fundamental, quando criamos a função gratificada de professor coordenador por segmento de ensino em todas as unidades e quando implantamos a figura do professor mediador e os professores que atuam nas salas de leitura.

Reconhecemos o seu valor ao incentivarmos seu aprimoramento profissional quer seja pelo estímulo à participação nas provas do sistema de promoção dentro da proposta de Valorização pelo Mérito, dos concursos de ingresso , das provas para o processo de atribuição de aulas aos temporários e dos cursos ofertados pela Escola de Formação e no Programa REDEFOR com as Universidades. Todas significam que confiamos no desejo que nossos educadores possuem de melhorarem enquanto profissionais da educação em lugar de serem apenas abnegados missionários. Também realizamos esse reconhecimento ao implantar o programa Computador do Professor e ao implantar e aprimorar o Bônus por Resultado, este último baseado no IDESP que é o índice que mensura a evolução dos resultados educacionais das nossas escolas. A esse propósito, não há como deixar de registrar a melhoria que vem sendo apresentada com o positivo progresso tanto do IDESP como com os bons resultados do indicador nacional IDEB. Tudo isto só nos leva a corroborar o necessário reconhecimento da atuação de nossos professores que, ao receberem os apoios adequados nos quais a Secretaria tem se empenhado, desenvolvem papel chave nas escolas garantindo essa melhoria gradual e contínua. Temos certeza que ao cumprir sua função com profissionalismo e responsabilidade nossos educadores só fazem auferir ao seu trabalho maior competência e dignidade, reinstalando também sua merecida valorização social.

A todos, nosso apreço, respeito e reconhecimento pelo valor que possuem.

Paulo Renato Souza

Secretário Estadual de Educação de São Paulo