Servidores da Educação no Estado de São Paulo

Servidores podem acessar serviços oferecidos pela Educação em todo o Estado

No Quadro de Apoio Escolar trabalham profissionais essenciais para o bom funcionamento das unidades de ensino da rede estadual paulista, como os agentes de serviço, agentes de organização e secretários de escola. Ao todo, são 50 mil servidores distribuídos nas mais de 5 mil escolas públicas do Estado de São Paulo.

Para valorizar esses profissionais, é realizada regularmente uma prova de promoção que faz parte das ações da Secretaria e é umas das prioridades da Pasta. Conheça nesta página mais sobre o Programa de Valorização pelo Mérito e acesse os serviços oferecidos para os servidores da Educação.

50 mil Servidores do Quadro de Apoio Escolar da Secretaria
91 Diretorias de Ensino de todo o Estado de São Paulo
atualizado em setembro de 2014

Concurso de Remoção

Anualmente é realizado o concurso de remoção dos servidores do Quadro de Apoio Escolar. Podem pedir a transferência de sede de trabalho os agentes de organização escolar, secretários de escola e assistentes de administração escolar. A inscrição está condicionada à indicação de pelo menos uma escola. O candidato pode indicar quantas unidades escolares tiver interesse em trabalhar. Além da inscrição online no site, os candidatos devem entregar ao superior imediato a documentação necessária. Servidores readaptados não podem participar. A partir de 2014, não é mais exigido tempo de serviço mínimo na rede para pleitear uma vaga para remoção.

Acesse os serviços oferecidos pela Educação na área de Recursos Humanos

Programa de Valorização pelo Mérito

As regras de progressão salarial em níveis para os servidores do Quadro de Apoio Escolar foram aprimoradas. As mudanças garantem que todos os servidores que passarem por avaliação de desempenho tenham aumento salarial de 5%. A medida aplicada anualmente envolve critérios como assiduidade e comprometimento. Além disso, a cada dois anos, esses profissionais também passaram a ter a chance de elevar o salário por meio do Programa de Valorização pelo Mérito. Com a medida, os servidores podem conquistar percentual de aumento salarial de até 20% para os agentes de serviços escolares e 35% no caso dos agentes de organização escolar e secretários de escola.

Saiba mais sobre o Programa de Valorização pelo Mérito

Cursos de formação e capacitação

Os servidores da Educação contam ainda com algumas das ações e projetos oferecidos aos funcionários da rede, como a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP). O órgão possui o objetivo de atualizar constantemente os funcionários por meio de cursos de formação, ações e atividades gratuitas que combinam ensino a distância e presencial. As ações buscam atender a necessidade de cada profissional da rede, entre eles os integrantes do quadro de apoio escolar. Os cursos oferecidos viabilizam conhecimento por meio de videoconferências, ambientes virtuais, teleconferências e atividades presenciais e em serviço.

Acesse as opções de cursos para servidores na EFAP

Últimas Notícias