Tayla Mendes está em clima de despedida. “O coração está apertado com saudade da família, ao mesmo tempo tenho vontade de ficar um pouco mais por tudo o que vivi e amigos que fiz”, confessa.
Depois de 20 dias na Inglaterra aperfeiçoando seu inglês, as malas para voltar ao Brasil já estão prontas. A viagem está marcada para este sábado (20).
A estudante é aluna do Ensino Médio na E.E. Capitão José Pinheiro de Lacerda, em Franca, e foi uma das vencedoras do II Prêmio Intercâmbio Internacional da Educação, que levou 219 jovens para fazer cursos intensivos de idiomas na Espanha, França e Inglaterra.
Os alunos selecionados são matriculados nos Centros de Estudo de Línguas (CELs) e passaram por um processo seletivo de quatro etapas para conquistar o passaporte para o país dos sonhos.
Esta é a segunda edição do programa de intercâmbio oferecido pela Educação. Entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano, 356 alunos da rede estadual viajaram para cursar os idiomas na Argentina, Inglaterra e França. Todas as despesas do curso, incluindo passagem, trâmite para a emissão de documentação, acomodação e refeição, são pagas pela Secretaria.
Sete idiomas
Os Centros de Estudo de Línguas (CELs) proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Educação conta com mais de 200 CELs, que oferecem aula de sete idiomas diferentes, entre eles espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim.