• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/12/2014
CEL

Após intercâmbio de 20 dias na Europa, alunos retornam a São Paulo nesse final de semana

Programa da Educação premiou 219 jovens com curso intensivo de idiomas em três países

Tayla Mendes está em clima de despedida. “O coração está apertado com saudade da família, ao mesmo tempo tenho vontade de ficar um pouco mais por tudo o que vivi e amigos que fiz”, confessa.

Depois de 20 dias na Inglaterra aperfeiçoando seu inglês, as malas para voltar ao Brasil já estão prontas. A viagem está marcada para este sábado (20).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A estudante é aluna do Ensino Médio na E.E. Capitão José Pinheiro de Lacerda, em Franca, e foi uma das vencedoras do II Prêmio Intercâmbio Internacional da Educação, que levou 219 jovens para fazer cursos intensivos de idiomas na Espanha, França e Inglaterra.

Os alunos selecionados são matriculados nos Centros de Estudo de Línguas (CELs) e passaram por um processo seletivo de quatro etapas para conquistar o passaporte para o país dos sonhos.

Esta é a segunda edição do programa de intercâmbio oferecido pela Educação. Entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano, 356 alunos da rede estadual viajaram para cursar os idiomas na Argentina, Inglaterra e França. Todas as despesas do curso, incluindo passagem, trâmite para a emissão de documentação, acomodação e refeição, são pagas pela Secretaria.

Sete idiomas

Os Centros de Estudo de Línguas (CELs) proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Educação conta com mais de 200 CELs, que oferecem aula de sete idiomas diferentes, entre eles espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim.