• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/11/2016
Agenda do secretário

Aposentada há quase 40 anos, professora relembra passagem pela educação de SP

Trajetória na rede durou mais de 30 anos

Aposentada há 39 anos das salas de aula da rede pública de São Paulo, a educadora Inah Shalch, 89 anos, disse estar realizada pelo papel que desempenhou na educação até aqui. Autora, Inah já publicou quatro obras de forma independente, em que compartilha memórias de seus ancestrais, trajetória de sua carreira e experiências de viagens pelo mundo inteiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nascida na capital, a educadora estudou na Escola Estadual Santos Dumont, de 1936 a 1939, e participou ativamente da história da unidade. Nesta mesma escola, mais tarde, de 1947 a 1948, lecionou como professora substituta. Como efetiva, atuou de 1962 a 1964. Sua dedicação à instituição é admirável. Desde 2014, se mantém engajada na luta por melhorias nos espaços da escola, especialmente para facilitar a acessibilidade dos docentes e alunos em áreas cobertas. “Eu entrava em uma sala de aula e esquecia do resto do mundo. Para mim, não existia lugar melhor”, relembrou.

Inah se aposentou do cargo de professora em outubro de 1977, depois de 30 anos e cinco meses de exercício. “Para ser professor, é preciso estar preparado e amar a profissão, porque precisa ter paciência e conquistar as crianças”, disse.

Como autora, publicou as obras “Schalch e Schwindts” (1986), “Lembranças de uma Velha Mestra” (1997), “Reminiscências” (2004) e “Terceira Viagem à Europa” (2007). Além disso, frequentemente são publicados artigos de sua autoria em jornais, como Folha da Tarde, O Estado de São Paulo e Gazeta de Moema.

 

Encontro com o Secretário

Na tarde desta quinta-feira (3), o Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, a recebeu em seu gabinete.