• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/01/2013
Últimas Notícias

Aprenda Química brincando: experiência divertida ensina polaridade

Leite, anilina e detergente. Com apenas esses três itens você se aventura no universo das experiências e pode aprender mais sobre polaridade. Quer saber como? Com o experimento “As cores […]

20130103_experiencia_620

Leite, anilina e detergente. Com apenas esses três itens você se aventura no universo das experiências e pode aprender mais sobre polaridade. Quer saber como? Com o experimento “As cores se movem”.

Para aqueles que acham a Química um bicho de sete cabeças, essa brincadeira divertida mostra que é possível, sim, aprender a disciplina brincando.

Com a polaridade é possível distinguir a diferença de cargas de uma molécula – se é positiva ou negativa –  e como elas podem interagir. O detergente utilizado na experiência, por exemplo, é polar e apolar. Portanto, seu lado apolar se mistura com o lado apolar do leite e seu lado polar se mistura com o lato polar da anilina.

A professora Jucinéia Rocha Santos, da E.E. Professor Leopoldo Santana, localizada na zona sul capital paulista, ensina como fazer a experiência. Assista ao vídeo e divirta-se com essa brincadeira. E não perca os próximos experimentos, aqui no Portal da Secretaria da Educação.

Passo-a-passo mostra como fazer brinquedo com garrafa pet, barbante e jornal

Saiba como criar um pequeno motor elétrico

– Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook