• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/01/2015
Boas Práticas

Projeto “Semeando Saúde” ensina alunos da rede sobre preservação do meio ambiente

Ação é uma parceria da Secretaria da Educação com a Santa Casa de São Paulo

Com o objetivo de ensinar os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema, o projeto “Semeando Saúde”, parceria da Educação com a Santa Casa de São Paulo, fez com que os alunos da E.E. José Amaral Mello, localizada na zona norte de São Paulo participassem de trabalhos de conscientização do meio ambiente em 2014.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante o projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar a educação ambiental, aprendendo conceitos que envolvem desde a importância de cuidar da água do planeta até o plantio de plantas. “Aprendi a cuidar, plantar e dividir as coisas com as pessoas, como o terráreo que fiz. Hoje, também, não deixo a torneira aberta, não jogo lixo na rua e tomo banho e escovo os dentes rápido”, conta o aluno Marcelo Silva de Almeida.

Todos os estudantes foram orientados por uma equipe multidisciplinar, liderada por um biólogo. Os assuntos foram tratados, inicialmente, por meio de uma cartilha com cinco módulos que abrange questões como resíduos e cultura de paz.

“Foi muito importante essa parceria ter chegado à escola porque trouxe uma vivencia maior aos alunos, pois a aula não ficou restrita somente ao que o professor explica, mas sim na prática, fazendo com que o interesse pelo assunto aumentasse”, afirmou Wilma Martins, uma das professoras da escola.

Para Salete Aparecida Ramos, gerente de uma das unidades de saúde da Organização Social de Saúde da Santa Casa de São Paulo, o grande objetivo é atingir não só os jovens, como também os familiares dos estudantes. “É muito bonito ver como estão passando a tratar o meio ambiente. Nossa expectativa é que esse conhecimento seja repassado para as famílias e o alcance seja cada vez maior”.