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quarta-feira, 26/01/2005
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Aprovada ampliação de carga horária nas escolas estaduais

Maioria das escolas aprova modelo de matriz curricular proposto pela Secretaria de Estado da Educação Mais de 80% das escolas da rede estadual de ensino que mantêm cursos de ensino […]

Maioria das escolas aprova modelo de matriz curricular proposto pela Secretaria de Estado da Educação

Mais de 80% das escolas da rede estadual de ensino que mantêm cursos de ensino médio (2.772 de um total de 3.400), em todo o Estado, participaram da votação sobre as mudanças na matriz curricular.

Desse total, 2.505 escolas (90% do total) se mostraram favoráveis ao aumento de 25 para 30 horas na carga horária semanal de aulas.

Os diretores, que se reuniram com professores para discutir as mudanças, também tinham a opção de montar uma matriz curricular diferente da proposta pela Secretaria. Mas o modelo sugerido pela Cenp – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, foi aprovado por 1.771 votos (64% do total).

Com isso, deverão ser incluídas nas 3ªs séries do ensino médio mais uma aula semanal na área de ciências da Natureza e Matemática, a critério da escola, e duas aulas semanais de Filosofia, Sociologia ou Psicologia, também a critério da escola.

O objetivo da reestruturação é adequar a matriz curricular às necessidades da formação do aluno. Além disso, propicia a participação dos docentes e das equipes gestoras das escolas na implementação de um novo currículo.

Serão investidos pelo governo do Estado de São Paulo R$ 90 milhões na modificação. Por enquanto, a nova grade não será ampliada para o período noturno, já que a maioria dos estudantes trabalha e não tem flexibilidade de horário. O período diurno tem carga horária total de 25 horas semanais, e o noturno, 20 horas.

ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

O Estado de São Paulo tem hoje 3,4 mil escolas com ensino médio e 1, 6 milhão de alunos matriculados nestas séries.  A nova matriz curricular deve ser implantada nas escolas já no ano letivo de 2005.

Mais informações sobre os resultados podem ser encontradas neste mesmo site.

Celso Bandarra